segunda-feira, junho 27, 2011

AS SELECÇÕES DA MODA




A poucos dias do início da Copa América, tivemos, este fim-de-semana, a confirmação de uma selecção em clara ascenção no futebol internacional: o México, vencedor da Gold Cup (4-2 frente aos E.U.A depois de terem estado a perder 0-2). Estou curioso em saber como irão os mexicanos portar-se na Copa, sabendo que lá irão estar Argentina e Brasil. Mais, estou curiosíssimo em saber o que vai dar aquele Grupo C com México e Uruguai, as selecções da moda, mais Chile e o próprio Perú. 

Esta selecção mexicana, contrariamente àquilo que nos habituou, jogou esta Gold Cup num sistema de 4x2x3x1. No sector defensivo, destaque óbvio para Rafa Marquez, patrão no centro da defesa, sendo que os outros três elementos já têm provas dadas no futebol europeu: na direita, Juarez, jogador do Celtic, na esquerda Salcido, atleta do Fulham e ex-PSV, e no centro Hector Moreno, recente reforço do Espanhol de Barcelona, proveniente do AZ. No meio-campo, Torrado e Castro são os "carregadores de piano" e, a partir daqui, temos 4 jogadores que dispensam apresentações: à direita há Pablo Barrera, jogador que não vingou no West Ham mas é muito bom jogador; à esquerda está Andrés Guardado, jogador rápido, com bom pé esquerdo e um valor seguro para o futuro; na frente, o surpreendente Chicharito é acompanhado por um Giovanni dos Santos que me espanta pela sua irregularidade pelos clubes que passa. É que, o jovem jogador do Tottenham é irreverente, rápido, polivalente e detentor de um pé esquerdo e de um estilo de jogo muito ao estilo de Leo Messi. A confirmar-se a sua transferência para o Sevilha - onde está Marcelino, o seu último treinador no Racing Santander -, creio que poderá estar na equipa ideal para voltar à ribalta.

Como dizia há pouco, é imperdível aquele grupo C da Copa América com três equipas que fazem dos seus ataques a sua principal arma. Guardado, Giovanni, Barrera e Chicharito do lado mexicano, Lodeiro, Suarez, Cavani e Forlan pelo Uruguai e Alexis Sanchez, Matias, Suazo e Mark Gonzalez ou Beausejour pelo Chile.

PS: Para quem não viu, recomendo vivamente o golo de Giovanni dos Santos frente aos E.U.A. Uma obra de arte!


2 comentários:

F.Gomes disse...

O Mexico na Copa America vai aparecer bastante franco. Estao apenas convocados jogadores com menos de 22 anos e que nao estiveram na GoldCup. Uma clara aposta no futuro.

Unknown disse...

Obrigado pela informação. Não tinha ideia disso. Sendo assim, não é a mesma coisa como é lógico.
Devem ter sido convocados os miudos que fizeram o torneio de Toulon. Naturalmente que não têm equipa para ganhar mas têm valor para fazer uma copa américa competente.