terça-feira, junho 07, 2011

TOULON: MEIAS SEM SURPRESA


Terminada a fase de grupos, foi sem  surpresa que vi Portugal ficar de fora das meias-finais (uma autêntica desilusão esta jovem selecção) e, num plano oposto, a continuidade em prova de México, Colômbia, Itália e França, para mim, as quatro melhores selecções deste torneio.

As meias-finais estão marcadas para quarta-feira e, na minha opinião, teremos dois jogos muito interessantes: França - Itália e México - Colômbia. São quatro selecções com estilos de jogo completamente diferentes. Os franceses são, talvez, os grandes favoritos e têm mostrado dentro de campo qualidade para ganhar o torneio mas México e Colômbia também têm revelado argumentos. Quanto à Itália, apesar de ter um futebol muito "mastigado" e pouco entusiasmante, faz da segurança defensiva a sua maior arma e aposta num contra-ataque direccionado para Destro e Paloschi. Também homens como Saponara ou Borini (Chelsea) podem fazer a diferença.

ESTRELAS DA FASE DE GRUPOS:

- Aqui ficam alguns dos nomes que mais me surpreenderam nesta fase de grupos. A saber:

GR: Peter Gulácsi (Hungria)

Clube actual: Liverpool

21 anos, 1,91 m, guarda-redes muito consistente e seguro entre os postes. Sem dúvida, o guarda-redes deste torneio. O facto de estar ligado ao Liverpool diz muito da sua qualidade.

Defesa: Davide Santon (Itália)

Clube actual: Inter

20 anos e já bem conhecido, Santon tanto faz de lateral direito como de esquerdo. É um jogador de grande qualidade e já com provas dadas. Uma das referências deste torneio de toulon.

Defesa: Néstor Araujo (México)

Clube actual: Cruz Azul

19 anos, é um poderoso defesa central. Muito forte na marcação, utiliza a estampa física como arma para anular os avançados. Muito boas indicações.

Médio Ofensivo: Cardona (Colômbia)

Clube Actual: Atlético Nacional

Aos 18 anos, é apontado como um dos grandes talentos da Colômbia. Referenciado pelo Sporting, é um jogador que já conheço há algum tempo (brilhou no sul-americano de sub-20). Tem um pontapé temível (faz lembrar Guarin) mas tem também movimentos ofensivos muito interessantes (parte de trás e aparece com regularidade na área para fazer golo). Sem dúvida, um dos melhores jogadores desta equipa colômbiana, fazendo inclusivé uma grande dupla com James Rodriguez.

Médio Ofensivo: Damien Le Tallec (França)

Clube actual: Borussia Dortmund

Um talento. Com 21 anos, desliza no campo com mestria e faz da qualidade técnica a sua melhor arma. Falta-lhe algum estofo físico mas tem habilidade suficiente para vingar no futuro.

Avançado: Marko Futacs (Hungria)

Clube actual: Werder Bremen

Com 21 anos e 1,96 m de altura, foi o jogador hungaro que mais me impressionou. Apesar de bastante alto, é um jogador com alguma mobilidade e com alguma desenvoltura com a bola nos pés. Forte no jogo aéreo, é um atleta muito difícil de marcar dada a sua capacidade de choque. Diria que está no campeonato ideal para crescer como jogador. Creio que mais cedo ou mais tarde estará a discutir um lugar na equipa principal do Bremen.

O CRAQUE DO TORNEIO:

James Rodriguez à parte, para o fim deixei o grande jogador desta primeira fase de grupos: Ulises Davila, médio ofensivo do México. Com 20 anos, actua no Chivas de Guadalajara mas seguramente estará na europa mais cedo ou mais tarde. Uma capacidade técnica incrível ao ponto de jogar de igual forma com os dois pés. Estou em crer que este miudo é esquerdino mas a facilidade com que joga com o pé direito é uma coisa impressionante. Para melhor saberem do que estou a falar, aqui ficam os dois golos que o próprio já fez neste torneio:

2 comentários:

Pedro Gama disse...

Portugal bateu-se bem neste torneio tendo sido eliminado devido aos golos, empata com colombia e italia a 1-1 em ambos os jogos, por isso não vejo inferioridade.
Todos ficaram com 5 pontos mas 1 golo eliminou a nossa selecção, que contra a costa de Marfim podia ter goleado mas o factor sorte não teve do nosso lado.

Unknown disse...

Pedro, é verdade que os resultados não foram negativos mas em termos exibicionais esperava mais. O primeiro jogo com a Colômbia foi muito fraco e com a Itália podiam ter chegado ao intervalo a perder por mais. Com a Costa do Marfim, mesmo tendo falhado alguns golos, a verdade é que tinham obrigação de golear e nem isso conseguiram. Perderam uma grande hipótese de chegar às meias e por culpa própria.