segunda-feira, setembro 24, 2012

DENOMINADOR COMUM


O Benfica voltou a ceder um empate na liga, desta feita perante uma Académica brava e lutadora mas com uma incrível estrela da sorte (já havia sido assim na quinta-feira quando chegou à vantagem ao primeiro remate e depois de um autêntico bombardeamento à sua baliza nos primeiros 20 minutos).

Pode parecer bode expiatório mas encontro desde logo um denominador comum nos dois jogos que o Benfica perdeu pontos na liga: Bruno César a titular. Bem sei que há muitos adeptos que vêem nele algo de interessante mas eu não consigo detectar-lhe qualidade para jogar de início (e muito menos encostado numa ala). Ver o "gordo" na primeira parte e Nolito na segunda é como ver a noite e o dia. Com Nolito a equipa teve profunidade na esquerda e teve alguém que soube respeitar os movimentos do lateral. Com Bruno César, a equipa foi coxa.

Bruno César à parte, o que custa mais neste jogo é ver que a equipa criou bastantes situações de golo e não soube materializá-las. Cardozo foi o grande perdulário da noite e isso custou pontos. Mais duro se torna quando a equipa adversária é inofensiva e consegue dois golos em ZERO ocasiões de golo. Parece caricato mas é de facto verdade: a Académica não teve uma situação de perigo em todo o jogo e os golos que obteve foram da marca da penalidade (no primeiro parece fora da área e no segundo não há falta de Garay mas admito serem lances de difícil análise).

No meio disto tudo e apesar dos pontos perdidos, há notas positivas a retirar. A saber:

- solidez defensiva. A equipa parece-me melhor nas transições defensivas. Além disso, Jardel tem estado bem e Melgarejo tem evidenciado melhorias na cobertura do seu flanco.

- Enzo Perez tem tudo para vingar no meio. Aqueles pés não enganam. Tem muita qualidade e tudo o que faz é bem feito. Falta-lhe um pouco mais de velocidade nas transições defesa-ataque mas creio que com o tempo vai ser uma mais valia naquela posição.

- Sálvio é uma máquina. Defende, ataca, dribla para dentro e para fora com o mesmo à-vontade e sabe explorar a linha como ninguém. O melhor jogador do Benfica nesta partida.

- A estreia de Lima. É matador e pode aportar muita coisa de bom a esta equipa. Cardozo e Rodrigo estão, para já, na linha da frente mas se adormecerem (como foi o caso deste jogo), podem crer que o brasileiro tem argumentos para agarrar o lugar. Tenham cuidado que este também é perigoso...

Dois pontos perdidos, veremos como a equipa irá reagir já na próxima sexta num dos campos mais difíceis deste campeonato.


Sem comentários: