quarta-feira, setembro 05, 2012

PARABÉNS JESUS


Depois de mais duas fantásticas vendas (sob ponto de vista económico) para o Benfica, a  sensação que fico é que estes últimos negócios só foram possíveis graças à qualidade de Jorge Jesus.

Jesus tem muitos defeitos. Tivesse a personalidade de Guardiola e certamente que o seu curriculum já estaria mais bem preenchido. Agora, o que não se pode negar é que o treinador do Benfica tem mostrado qualidade no seu trabalho. Não tenho a mínima dúvida que todas estas vendas se devem à forma alegre e ofensiva com que JJ colocou a equipa a jogar. É mais fácil gostar de uma equipa quando há golos e futebol de ataque. Aproveitou os muito criticados Coentrão e Di Maria, descobriu Javi Garcia, acertou em Witsel e trabalhou de forma exemplar Ramires e David Luiz. Se a estes ainda quisermos incluir Rodrigo, Sálvio, Gaitán ou Garay (e talvez Melgarejo) como possíveis negócios de futuro, fica claro que se está a trabalhar bem pelos lados da luz.

Naturalmente que o dinheiro encaixado é muito bom mas o que o povo quer são troféus. Certo. É verdade que Jesus ainda só ganhou 1 campeonato em 3 (e teve responsabilidades com os casos Roberto e Emerson) mas, se já me demonstrou capacidade para colocar a equipa a jogar bom futebol e na rota do título, não vejo o porquê de deixar de acreditar na sua qualidade e forma de trabalho. Mesmo sem o seu meio-campo de luxo, creio que Jesus tem o que é preciso para, até Janeiro, dar conta do recado. Não sei qual será o coelho que irá tirar da cartola desta vez mas acredito que tem argumentos dentro do plantel para, num plano nacional, conseguir amealhar os três pontos jornada após jornada. E já agora, os benfiquistas mostram-se preocupados com a adaptação de Melgarejo e com um meio-campo agora composto por Matic e Martins ou Aimar mas esquecem-se de que no passado a lateral esquerda era composta por Emersons ou Pesaresis e o centro do terreno por Chanos, Paulos Almeidas ou Thomas desta vida. Portanto, tudo é relativo...