quinta-feira, maio 08, 2014

MERECEM TUDO

Salvio, Enzo e Gaitán com o troféu da Taça da Liga (foto ASF)

Depois de alguns dias sem escrever, muito haveria para dizer. Provavelmente iria acabar por repetir-me já que todo o grupo continua com a mesma motivação, união, raça e determinação em vencer todos os jogos que estão em disputa.

Frente a um Rio Ave muito bem orientado e com bons jogadores - Ukra, Felipe Augusto e Marcelo (central para equipa grande) à cabeça -, a primeira parte foi repartida e com a primeira grande ocasião a pertencer a Pedro Santos. Como sempre, Oblak disse "presente". Curioso que Nuno Espírito Santo terá sido traído precisamente no posto onde tem mais olho e experiência. Pareceu-me um completo equívoco deixar Ederson no banco (outro atleta a seguir com atenção) em detrimento do limitado Ventura.

No lado encarnado, o que impressiona é a tranquilidade da equipa quando se vê em vantagem. Os jogadores sabem gerir o esforço, sabem determinar os momentos para acelerar ou diminuir os ritmos do jogo e a união e espírito de grupo são bem patentes na forma como vemos elementos do ataque a compensarem colegas do sector intermédio ou defensivo. Rodrigo, Markovic ou Lima são exemplos disso mesmo.

No fundo, um jogo à imagem de tantos outros. Assim mais recentemente, recordo-me de um jogo em tudo similar: em Aveiro contra o Arouca. Primeira parte menos conseguida e golo de Rodrigo em cima do intervalo. Depois, uma segunda parte de posse, com as linhas mais subidas e o adversário totalmente "subserviente". 

Relativamente a destaques, elegeria Luisão como o MVP, não só pelo golo mas pela tranquilidade e segurança que garantiu atrás. Ainda assim, percebo que Rodrigo seja o eleito (também fez um bom jogo) já que é um avançado e, provavelmente, precisará mais deste tipo de estímulos. De resto, bela segunda parte de Enzo Perez e um jogo pouco inspirado ofensivamente de Markovic mas de muito suor e de espírito de sacrifício.

Primeira final superada. Venha o Sevilha!

PS: Boas noticias vindas de Valladolid. Querem ver que ainda festejo em Espanha?

PS1: As declarações de Tiago sobre a sua possível ida à selecção são qualquer coisa de extraordinário. Um senhor dentro e fora de campo. É daqueles que merece acabar a carreira de águia ao peito. E era já para a próxima época... sem pestanejar!


1 comentário:

doc disse...

O Benfica está de parabéns, este ano está a ser de sonho e ainda há mais duas finais para ganhar!
Um dos melhores momentos de ontem para mim foi ver os colegas de equipa do Sílvio a fazerem questão que fosse ele a erguer o troféu! Um prémio merecido para quem teve dois momentos traumáticos esta época: a lesão que o afasta do Mundial e a entrevista da Benfica TV...