Com a chegada da nova época, chega também ao blog um novo espaço, denominado "Vistos à lupa...", e que visa destacar um ou mais jogadores do nosso campeonato, que semana após semana, exibam as suas qualidades para merecerem colocar os seus nomes neste novo tópico.
As escolhas serão feitas mediante um conjunto de bases que tenham o devido relevo, e poderão estender-se a todos os jogadores inscritos pelos 16 clubes da Liga Sagres, sejam eles portugueses ou estrangeiros, jovens ou experientes, estreantes ou não em Portugal, com ou sem internacionalizações. Será, portanto, uma crónica completamente global, perante um somatório de dados que cada um terá que adquirir para merecer o respectivo destaque.
Com o términus da segunda jornada, e com esta ou aquele situação mais ou menos relevante, em relação aos clubes, importa destacar quem, desde já, mereceu a minha especial atenção:
LUIS ALBERTO (NACIONAL DA MADEIRA)
Ora aí está um dos jogadores com todas as condições para se tornar uma das revelações do campeonato. É brasileiro, completa 25 anos no próximo mês de Novembro, e chegou este ano à Madeira vindo do Cruzeiro. É um médio box-to-box, com características muito próprias, que se encaixa bem em vários sistemas tácticos. Pode actuar em qualquer vértice de um losango, como médio mais defensivo num 4-3-3, ou também como organizador de jogo, atrás da linha avançada. Tem muita qualidade técnica, à qual alia uma boa envergadura física. Joga sempre de cabeça levantada, e tem na qualidade de passe e no forte remate de meia distância duas das suas principais armas.
YANNICK DJALÓ (SPORTING)
Esta é, definitivamente, a semana de Yannick Djaló. Tudo porque, aliado a uma belíssima pré-temporada, recebeu a sua primeira chamada à selecção, pela mão de Carlos Queiroz. Nada mais justo para um atleta que subiu a pulso na carreira, o que fica demonstrado pelo facto de ainda há cerca de dois anos estar a jogar no modesto Casa Pia. Tem muita velocidade, faro pelo golo, e com isso consegue contrariar a débil estrutura que possuí, tanto ao nível dos centímetros como dos kilos. Perante estas características, parece-me que é um jogador talhado para actuar lado a lado com outro na frente de ataque, como o faz no Sporting de Paulo Bento. Mesmo franzino, não deixa de ser um lutador, antes pelo contrário, já que é muito raçudo. Nascido na Guiné Bissau e com apenas 22 anos, é uma excelente notícia para todos os portugueses que tenha chegado à selecção "A", tornando-se assim mais um elemento capaz de lutar por um lugar entre os convocados para o Campeonato do Mundo de 2010, a realizar na África do Sul.
MÁRCIO DE SOUZA JOTHA (ESTRELA DA AMADORA)
Muitos dos leitores questionar-se-ão sobre quem é este atleta. Pois bem, na gíria futebolística chama-se Têti, é brasileiro, e tem 29 anos. Chegou este ano à Reboleira, e parece trazer algum perfume para dar a Lito Vidigal nesta sua nova aventura. Não tem grande porte atlético, é um facto, já que mede 1,68m e pesa 68 kg, mas é do seu pé direito que os adeptos tricolores muito esperam. Tem muita mobilidade, uma qualidade técnica assinalável, e jogando de trás para a frente, como tanto gosta, poderá fazer uso da sua maior arma, o último passe, para a outros dar a oportunidade de finalizar. No Brasil representou, entre outros, Botafogo e Vasco da Gama, dois dos clubes mais conhecidos do futebol canarinho, o que não deixa de ser um bom cartão de visita. Os seus 29 anos devem ser encarados de forma positiva, já que, não sendo um jovem, poderá ter já assimilado o seu processo de maturação.
EDUARDO (SP.BRAGA)
Olhando para as balizas do futebol português, salta à vista um nome que merece todo o destaque. Trata-se de Eduardo, guarda-redes do Sp.Braga, que está a poucos dias de completar 26 anos. Sem estranhar que tenha sido novamente chamado à selecção, onde vai lutar por um lugar com Quim e Daniel Fernandes, o actual dono da baliza dos minhotos tem um processo de evolução muito interessante. Chegou a Braga para representar a equipa de juvenis, completando toda a sua formação até conseguir ficar na extinta equipa "B" dos bracarenses. Na época 2006/2007, foi emprestado ao Beira-Mar, para ganhar experiência, algo que se repetiu no ano seguinte, onde "rodou" no Vitória de Setúbal, sendo uma mais-valia nos sadinos, e um dos baluartes da conquista da Taça da Liga. Com todo o mérito foi chamado novamente ao seu clubem tendo mesmo renovado contrato por mais 3 épocas, e é um dos indiscutíveis de Jorge Jesus no onze. Se os méritos, sejam eles quais forem, devem ser atribuídos a toda a equipa, não deixa de ser importante realçar que Eduardo só sofreu o primeiro golo esta época ao sétimo jogo oficial, e diante do Sporting. Rematando, estamos na presença de um "goleiro" de grande categoria, com 1,87 m e 84 kg, e que muitas alegrias pode vir a dar a Portugal. Não creio que fique muito mais tempo em Braga, isto se os grandes do nosso futebol ou mesmo clubes estrangeiros estiveram atentos...
Sem comentários:
Enviar um comentário