domingo, setembro 21, 2008

Liga Sagres: Sporting supera Belenenses


Sporting 2-0 Belenenses
(Postiga, Romagnoli)




Sem espinhas. Três jogos, três vitórias. É verdade que as exibições leoninas ainda estão longe daquilo que, certamente, Paulo Bento pretende mas, ainda assim, este registo 100% vitorioso em termos de Liga Sagres é algo que agrada à comissão técnica, jogadores e adeptos do Sporting.

Não há muito a dizer em relação a este jogo. O Sporting venceu bem frente a uma equipa recheada de brasileiros de qualidade dúbia. Aliás, no meio de tanto jogador sul-americano, foram mesmo os portugueses Zé Pedro, Silas e Mano que tentaram remar contra a maré. No Sporting, Postiga, pelo golo que marcou e pela forma como arrancou um penalty ao lateral do Belém (que infantilidade!), foi, talvez, a unidade mais em destaque desta partida. No resto, Yannick esteve uns furos abaixo comparativamente àquilo que vinha mostrando neste início de temporada; no centro, Romagnoli apareceu a espaços; Roca teve pouca bola e jogou a um ritmo baixo; Moutinho voltou a actuar como "6" e mostrou novamente que cumpre mas não é aí onde rende mais; Izmailov lesionou-se numa fase precoce do jogo e teve de dar lugar a Vukcevic que não trouxe nada de especial à equipa apesar de mostrar empenho e atitude.

Por falar em Vukcevic, já não há paciência para as guerrilhas entre este e Paulo Bento. O Montenegrino confirmou no final do jogo que vai abandonar o Sporting em Dezembro já que está farto de não jogar - gostei da parte em que ele ficou espantado por desta vez ter "jogado mais do que os habituais 4 minutinhos" -. Depois destas, digo eu, infelizes declarações, uma coisa me parece óbvia: Vuk dificilmente voltará a ter hipóteses de jogar num futuro próximo. O problema disto tudo é que se não jogar, o seu passe não valoriza. E se jogar - algo que não acredito -, Paulo Bento mostrará que perdeu esta "guerra". Com um ou outro cenário, uma coisa me parece clara: quem perde é o Sporting, não só a nível financeiro como a nível desportivo já que estamos perante um dos melhores jogadores do actual plantel.

Para terminar, gostaria apenas de referir-me aos lances mais polémicos no jogo de Alvalade. Sim, o primeiro golo do Sporting é obtido em fora-de-jogo. Agora, é tremendamente injusto se condenarmos o árbitro auxiliar já que o lance é de tão difícil análise que só mesmo através das imagens televisivas é que podemos chegar a essa conclusão. E mais, o assistente até foi coerente já que em caso de dúvida - houve outro lance minutos antes que comprova isso mesmo - beneficiou sempre o ataque. E é assim que deve ser sempre.
Quanto à grande penalidade, nada a dizer. Ou melhor, dizer sim que fazer um carrinho daquela forma dentro da área é de uma "imbecilidade" atroz.

Sem comentários: