quinta-feira, julho 30, 2009

SPORTING COMPROMETE CHAMPIONS

Nota prévia: acredito que o Sporting ainda tem todas as condições para eliminar o Twente e seguir em frente na eliminatória. É verdade que o resultado não foi bom mas, a jogar fora e com mais espaço, o Sporting poderá explorar o sector que, na minha opinião, me parece o mais fraco da equipa holandesa: a defesa (aquele Douglas é horrível).

Naquele que foi o primeiro jogo que vi na sua totalidade, isto no que diz respeito a esta pré-temporada leonina, confesso que esperava muito mais e a todos os níveis. Não gostei de ver o Sporting jogar. Para uma equipa que conta apenas com um reforço e que manteve o mesmo treinador, o mesmo sistema de jogo e os mesmos processos, obviamente que tinha obrigação de fazer mais e melhor. Desde cedo se notou que havia muita ansiedade e muitos jogadores em péssima condição física. Os casos de Pedro Silva, Caneira e Vukcevic foram, quanto a mim, os casos mais gritantes.

Apesar de acreditar em Paulo Bento e nas suas ideias, continuo a achar que falta qualquer coisa a este Sporting. Acho que neste sistema losango falta qualidade ao nível dos laterais. Neste aspecto, partilho da teimosia do treinador em insistir na colocação de Miguel Veloso na lateral. Parece-me que é, sem dúvida, o melhor lateral esquerdo que o Sporting tem. A questão é que também me parece que, em condições físicas e psicológicas aceitáveis, Veloso é o melhor médio defensivo que o plantel leonino tem. Ainda ontem ficou provado que quando este jovem quer, a sua qualidade futebolística é tremenda.
Pelo exposto, acho que seria fundamental o Sporting reforçar-se no sector defensivo já que todos os elementos naturais para as laterais deixam muito a desejar.

Apesar do nulo e da evidente superioridade evidenciada pelo Twente nos primeiros 20 minutos de jogo, continuo a acreditar no Sporting porque é claramente superior a este modesto conjunto holandês. Mesmo achando que está a faltar dinâmica, clarividência e poder de fogo aos "leões", acho que seria um escândalo se uma defesa de terceiro mundo entrasse na liga dos campeões. Esta defesa do Twente, contra Barcelonas, Chelseas ou Manchesteres seria "carne para canhão". E acreditem que os calafrios que se viram neste jogo com o Sporting (bem vincados no lance da grande penalidade) não foram mero acaso. Já havia visto um jogo do Twente na pré-temporada e os erros defensivos que cometeram ontem já tinham sido cometidos nesse jogo de treino.

Para terminar, e como nem tudo foi mau, acho que Matias Fernandez mostrou que tem pormenores de grande jogador, isto apesar de se ter, muitas vezes, escondido do jogo. Na minha opinião, deveria recuar mais no terreno de modo a pensar desde trás o jogo leonino.
De resto, saliência para a tremenda exibição de Miguel Veloso (o melhor em campo), a fazer lembrar o Veloso do primeiro ano e para a classe de Daniel Carriço, neste momento, o melhor defesa central dos "leões".
Referência ainda para Liedson que mesmo estando longe da melhor forma, continua a ter uma entrega ao jogo notável.

Sem comentários: