domingo, agosto 02, 2009

DE ENCHER O OLHO

Benfica 4-0 Portsmouth
(Cardozo (2), Weldon, Wilkinson p.b)



Grande jogo do Benfica ontem à noite ante o Portsmouth. Mais do que o resultado, o que impressionou foi a forma como o Benfica dominou o adversário do primeiro ao último minuto. A equipa inglesa acabou o jogo com apenas um cruzamento-remate à baliza de Quim, o que diz bem do dominio que o Benfica exerceu sobre o seu adversário.

Tal como tem vindo a mostrar nesta pré-temporada, o futebol do Benfica caracteriza-se pela pressão alta quando a equipa não tem bola e pela envolvência de todos os elementos do losango e do ataque nas acções ofensivas. Nesse sentido, apesar das excelentes individualidades que compõem o ataque "encarnado", a nota de maior destaque vai para o modo como o colectivo tem funcionado. Esse aspecto fica bem vincado nas inumeras jogadas ofensivas onde a bola passa por todos os elementos do meio-campo (sempre com Aimar como ponto de partida) e rapidamente chega ao ataque onde quer Saviola quer Cardozo têm dado, ou mediante tabelas ou através de finalizações, a melhor sequência à jogada.

O Benfica alinhou com:

Quim, Maxi (Fábio Coentrão), Luisão, Sidnei, David Luiz, Javi Garcia, Amorim, Di Maria, Aimar (Martins), Saviola (Keirrison) e Cardozo (Weldon);

ANÁLISE INDIVIDUAL:

Di Maria: O melhor em campo. Duas assistências maravilhosas para o 2º e 4º golos da equipa. Além disso, correrias estonteantes, dribles fantásticos e uma tremenda amplitude de movimentos. Começou à esquerda, depois passou para a direita e também andou no meio. Em todo o lado encheu completamente o campo. Fui daqueles que sempre acreditei no valor deste argentino. Grande pré-temporada.

Cardozo: É o matador da equipa. Não lhe peçam para fazer as fintas ou as tabelinhas que Saviola faz, não lhe peçam para cair nas alas ou sprintar como Weldon faz; peçam-lhe sim para meter a bola dentro da baliza. E nisso, Cardozo, é extraordinário. Mais dois golos (e vão 7! nesta pré-época), sendo que o primeiro só está ao alcance dos predestinados. Que pé esquerdo tem o tacuara!!

Pablo Aimar: É inacreditável como é que Quique Flores não soube explorar o talento e a magia deste jogador. Utilizar um criativo no meio dos centrais é qualquer coisa de incrível. Felizmente que Jorge Jesus percebe da coisa e utiliza "el Mago" onde, no fundo, toda a gente o viu brilhar ao serviço, por exemplo, da selecção argentina. Mais do que fazer jogar a equipa (e fá-lo na perfeição), o que é impressionante é a disponibilidade física do Pablo para pressionar alto e para recuperar bolas. A continuar assim, poderá muito bem voltar à selecção (até porque Veron já não é um jovem e Riquelme anda amuado com Maradona).

Javi Garcia: Tudo bem que do meio-campo para a frente os artistas tiveram em alta (excepção feita ao Rúben Amorim que foi o elemento mais apagado). Ainda assim, há que destacar a importância deste jovem espanhol como trinco. Confesso que não conhecia muito bem este jogador e, até ao momento, tem-me impressionado. Por vezes é algo rijo na forma como disputa certos lances (custar-lhe-á uns valentes amarelos com os nossos árbitros) mas o que é certo é que recupera bolas que se farta e, mais do que isso, sabe dobrar os laterais, auxiliar os centrais e travar as investidas do adversário quando a equipa está descompensada. Por tudo isto e muito mais, voto Javi Garcia para titular na posição de médio-defensivo tal a solidez que garante à equipa e a confiança que dá a Aimar para este se aventurar em pressões altas constantes.

Hoje, frente ao Guimarães, há mais. Muitas alterações vão haver o que automaticamente fará com que o jogo seja mais pausado. Ainda assim, vamos ver como é que unidades menos rotinadas neste sistema de Jesus se vão portar. Curiosidade para ver Weldon (deu boas indicações no jogo de hoje) e, naturalmente, Keirrison.

Sem comentários: