domingo, agosto 23, 2009

VITÓRIA A FERROS NA CIDADE BERÇO

Guimarães 0-1 Benfica
(Ramires)



O futebol é mesmo assim. Tanto o Benfica porfiou contra o Marítimo e sem resultados práticos, tão pouco fez contra o Guimarães, acabando por ser bafejado pela sorte mesmo no final da partida com um golo de Ramires, o primeiro do brasileiro ao serviço dos "encarnados".

Duas razões explicam, desde logo, o jogo menos conseguido por parte do Benfica. Em primeiro lugar, a excelente exibição do adversário com uma excelente disposição táctica (3x4x3), revelando inteligência e estudo por parte de Nelo Vingada. Neste sistema, o Vitória conseguiu anular as principais pedras do seu opositor, ganhou o meio-campo e controlou grande parte do jogo (nomeadamente na primeira parte). Obviamente que, com a expulsão de Flávio Meireles a meio do segundo tempo, as coisas tornaram-se mais difíceis e o Benfica passou a ter total domínio do jogo, obrigando o Guimarães a jogar unica e exclusivamente em contra-ataque (mesmo assim, os vimaranenses dispuseram de duas claras ocasiões de golo).
O segundo motivo prende-se com o sub-rendimento de jogadores chave no Benfica. Aimar não conseguiu pegar no jogo, perdendo muitas bolas; Saviola andou perdido no encontro; Di Maria apareceu a espaços mas revelou um gritante abaixamento físico a meio do segundo tempo; Cardozo esteve completamente desinspirado na frente de ataque e nem de penalty conseguiu contrariar Nilson; Ramires, apesar do golo, mostrou que ainda está num período de adaptação ao futebol português e, em particular, às ideias de Jorge Jesus.
Por tudo isto, o resultado lógico seria a igualdade. Nenhuma equipa se revelou realmente superior à outra. Só de bola parada, como veio a suceder, é que o Benfica poderia chegar ao triunfo. E tal aconteceu já para lá do minuto 90, num bom cabeceamento de Ramires. Injusto, inglório para o Guimarães e, claro está, bastante saboroso para o Benfica que mostrou a estrelinha de campeão que é necessária para quem luta por tamanho objectivo.

Sem comentários: