quinta-feira, agosto 13, 2009

SELECÇÃO



É verdade que foi contra uma equipa bastante fraca mas confesso que achei boa ideia este losango. Logicamente que só durante trinta minutos é que vimos futebol - cansaço físico de uns, desinteresse pelo jogo por parte de outros, muitas substituições, jogo de carácter particular... - mas, tendo em conta as características dos nossos laterais e algumas ausências importantes, me parece que Portugal saíu a ganhar com as experiências efectuadas.

Para quem não viu, Portugal apresentou o Eduardo como guarda-redes (muito se falou do problema do Benfica na baliza mas, a meu ver, o maior problema é mesmo aqui na selecção enquanto Eduardo for o titular), depois Bosingwa e Duda nas alas (que trouxeram largura e amplitude ao jogo português), Carvalho e Bruno Alves como centrais; depois Pepe como trinco (não desgosto de o ver nessa posição); Tiago (quando está em forma é um médio fabuloso) no vértice direito, Meireles (enquanto teve força, foi de uma entrega ao jogo notável) à esquerda, Deco a "10" e, na frente, a dupla Hugo Almeida-Simão, sendo que este último (que bem que lhe fica a braçadeira de capitão) tinha total liberdade para cair nos flancos.

Analisando exclusivamente a primeira meia-hora de jogo, diria que houve boas jogadas e, contrariamente àquilo que acontece quando Portugal joga em 4x3x3, desta vez vimos sempre muitos jogadores dentro da área a acompanhar Hugo Almeida na finalização. Duda e principalmente Bosingwa foram várias vezes à linha e Almeida, Simão e Tiago ou Meireles (ora ia um ora ia o outro) estavam sempre na área para tentar concluir a jogada. Quem sabe no futuro (mais concretamente contra a Dinamarca) não possamos ver este desdobramento ofensivo mas com Cristiano Ronaldo no lugar de Hugo Almeida. Com Pepe como trinco a fechar bem as súbidas dos laterais; Com a qualidade de passe de Tiago e Deco apoiado pelo pulmão de Meireles, e com a rapidez, inteligência, técnica e capacidade de finalização de Simão e CR9, quem sabe não seria esta a estratégia ideal para baralhar os altos e fortes defesas dinamarqueses. Quem sabe...

PS: Sr. Queiróz, tudo bem que gosta de aproveitar os amigáveis para fazer testes e observar jogadores mas... Eliseu? Por favor, nunca mais!

2 comentários:

G.Seco disse...

agora já nem se fala no quim, até a imprensa está calada......

ANTIGAS GLÓRIAS ALGARVIAS E ALENTEJANAS disse...

Antigas glórias do fut. portugués aqui: