domingo, agosto 09, 2009

BREVES



Um sábado cheio de futebol. Tive oportunidade de ver vários jogos e de diferentes campeonatos. Contra a lógica, o grande jogo do dia acabou por ser o Inter vs Lázio, respeitante à Supertaça italiana. Que grande partida fez o Inter e que grande injustiça o resultado final. Gostei muito da equipa de Mourinho e em particular de Samuel Eto'o, um extraordinário avançado que, na minha opinião, tem todos os atributos para ser o melhor marcador da presente edição do Calcio. Para além do golo, mostrou já um excelente entendimento com Diego Milito e, mais importante que tudo, um "à vontade" tremendo na equipa italiana. Com esta dupla de atacantes, com Lúcio no eixo da defesa, com um extraordinário médio como o é Motta, o Inter tem tudo para fazer mais e melhor na Europa. Ficará talvez a faltar um jogador para ombrear com Stankovic pela posição "10" na equipa. É que o sérvio, apesar de um fantástico jogador, já não é propriamente um menino e, de ano para ano, já vem revelando alguma quebra ao nível do seu rendimento.

Sobre o Benfica - Milan, para mim o aspecto mais positivo foi o facto de ter voltado a ver (e a um grande nível, diga-se) um senhor chamado Alessandro Nesta no centro da defesa do Milan. Para mim, o melhor central que alguma vez vi jogar. Apesar de inteirista, espero sinceramente que Nesta não sofra qualquer tipo de lesões e que faça uma época ao seu nível.
Em relação ao conjunto lisboeta, apesar de menos deslumbrante do que noutros jogos da pré-temporada, a verdade é que voltou a fazer um bom jogo perante, há que referir, uma grande equipa. Mesmo desfalcada, nomeadamente a meio-campo, o Milan tem jogadores de enorme e inegável qualidade. Aqui ficam algumas notas:

POSITIVO:

- A "onda encarnada" que galvaniza qualquer equipa. Os mais de 62 mil espectadores conferiram à equipa uma força suplementar.

- Javi Garcia. É um jogador fundamental nesta equipa. De uma cultura táctica e de uma inteligência acima da média.

- Cardozo. Mais um golo para o paraguaio. Nota-se que é o mais "tosco" daquelas unidades ofensivas - não lhe peçam para fazer grandes passes ou respeitar tabelas - mas, na hora de atirar para a baliza, é o mais feroz de todos. Um indiscutível nesta equipa.

- Shaffer. Mais uma vez, o argentino mostrou que a lateral esquerda tem de ser sua. Talvez não seja dos mais seguros a defender - mas também não o vejo a comprometer - e a atacar é claramente uma mais valia. Sinceramente não me recordo nesta pré-época de um cruzamento mal tirado por parte do ex-Racing. Neste sistema, digo eu, é fundamental ter um jogador com estas características.

NEGATIVO:

- A fragilidade física de Javier Saviola. É um jogador que, talvez pelo facto de ter estado quase um ano sem jogar, ainda está muito mal sob ponto de vista físico. Neste momento é impossível que "el conejo" dure 90 minutos. Obviamente que tem tempo para melhorar este aspecto (em contraponto há um Weldon com uma frescura física tremenda e com atributos que merecem atenção por parte de Jorge Jesus)

- Ramires. É notório que ainda não se adaptou aos métodos de Jorge Jesus e, facto mais relevante, ainda se mostra muito cansado (não teve férias e tem viajado bastante nestes últimos tempos). Neste momento, optaria por Carlos Martins, Rúben Amorim ou Urreta para este arranque de campeonato.

- Problema na lateral direita. Rúben Amorim cumpriu mas não tem rotinas de lateral; Patric ainda é "verde" e necessita de adaptar-se ao futebol europeu (era melhor se rodasse num clube de primeira liga); assim sendo, optaria por incluir Shaffer no onze e passar o David Luiz, esse enorme jogador que, segundo Jesus, até a ponta-de-lança jogaria bem, como defesa direito. Sidnei está muito bem no eixo pelo que, neste momento, não é urgente a inclusão de Luiz no centro da defesa.

Olhando para os prós e contras deste Benfica, parece-me que estão reunidas condições para se fazer uma excelente temporada. Como dá para ver, os aspectos negativos são facilmente reparáveis e os aspectos positivos que fomos destacando ao longo do tempo deixam qualquer adepto animado em relação ao futuro.

Para terminar, não posso deixar de mencionar alguns pormenores desta maratona de futebol que tive oportunidade de ver:

- Luis Suarez, avançado do Ajax, voltou a deixar-me com "água na boca". Marcou três golos na vitória caseira, sendo que o seu segundo é um golo extraordinário. Não tarda está num grande clube europeu.

- Grande vitória do Atlético de Madrid em Anfield. Concordo com Alex Ferguson quando este não inclui o Liverpool no grupo de candidatos ao título. Quanto aos colchoneros, confesso que me dá um enorme prazer vê-los. Este ano a baliza está mais segura (Asenjo é grande) e o ataque é do melhor que há por aí. Convido-vos a ver mais um golaço do grande Diego Fórlan, mais um fabuloso uruguaio.

- Não entrou da melhor forma o Bayern de Munique na Bundesliga, ainda que tenha empatado fora (1-1) perante uma boa equipa, o Hoffenheim. Não fez um bom jogo o Bayern mas já mostrou que este ano está fortíssimo. O Bayern está mais forte nas laterais (Lahm e Pranjic, dois jogadores de grande qualidade técnica e super ofensivos) e, contrariamente ao que se passava na época passada, este ano tem um organizador de jogo: o jovem Baumjohann que, estou convencido, vai ser a grande revelação desta equipa. No ataque, destaque para a estreia a marcar de Ivica Olic, reforço proveniente do Hamburgo.
Só de pensar que nesta equipa falta Ribery, Klose e Luca Toni, até arrepia. Posso enganar-me mas contem com eles na Champions até bem perto do fim.

- Quem não anda nada bem é o Lyon. Não gostei do que vi. Pouca dinâmica, pouco entrosamento e muito poucas ocasiões de golo. É verdade que há muita cara nova mas, tendo em conta o investimento, esperava-se mais. Valeu o golo de livre directo de Lisandro ao cair do pano que evitou a derrota no terreno do Le Mans, a equipa do nosso conhecido Paulo Duarte. Quanto a Cissokho, foi titular, relegando Grosso para o banco de suplentes. Sinceramente, não consigo entender.

- Por fim, o Barcelona. Tenho visto os jogos da equipa lá pelas américas e tenho ficado com excelentes impressões a respeito de três jogadores: Muniesa, central esquerdino que tem sido sempre titular e mostra uma tranquilidade tremenda no seu jogo (falta vê-lo actuar perante adversários de maior nomeada); Pedro Rodriguez, extremo que já havia feito parte das contas de Guardiola na época passada (muito rápido, joga com os dois pés e em ambos os flancos, tem técnica e faz lembrar Overmars) e Jeffren Suarez, um extremo esquerdino que joga preferencialmene pelo lado direito. Três jogadores que vamos ouvir falar num futuro muito próximo.

Sem comentários: