quarta-feira, agosto 05, 2009

RECORDAR ALKMAAR

Twente 1-1 Sporting



Para ser sincero, o Sporting acabou por ter muita sorte nesta eliminatória e não merecia ter seguido em frente. Mas, para ser ainda mais verdadeiro, nenhuma das equipas apresentou qualidade futebolística para entrar numa Liga dos Campeões. O resultado e a forma como o mesmo foi alcançado pelo Sporting acabou por ser cruel para o Twente mas, valha a verdade, a equipa holandesa também se "colocou a jeito" tal foi a forma displicente com que encarou a segunda parte e como nunca procurou verdadeiramente o golo da tranquilidade.

O que é certo é que esta eliminatória fica marcada pelos últimos minutos de cada mão. O Twente não conseguiu marcar na última jogada do jogo de Alvalade e acabou por sofrer no último suspiro leonino, num golo tão esquisito como foi esta eliminatória. Para o Sporting, valeu pelo acreditar (vamos chamar-lhe assim) até final, pelo dinheiro que entrou em caixa e pelo alívio de ter assegurado uma permanência na Europa (fase de grupos na Taça da Europa está conseguido). Paulo Bento pode, também ele, respirar fundo e, pelo menos nas próximas semanas, trabalhar com mais alguma tranquilidade.

Numa breve pincelada pelo jogo, diria que tudo foi mau no Sporting. Começou desde logo pelo golo sofrido no primeiro minuto de jogo. É incrível a quantidade de golos que o Sporting sofre de bola parada. Isto leva-nos ao primero problema: o conjunto leonino é demasiado baixo. Falta altura a este Sporting. Não se pode entrar em campo com o jogador mais alto a medir 1,82 m. Se já não chega para o campeonato nacional, muito mais se nota numa Champions League.
Em desvantagem no marcador, o Sporting nunca mostrou argumentos para contrariar este resultado. Diria mesmo que só me lembro de duas jogadas de perigo em todo o jogo, sendo que em ambas o mesmo foi relativo. Muito pouco para uma equipa como o Sporting que, quer queiramos quer não, é muito superior a este Twente.

Nem só de erros colectivos viveu este Sporting. Houve várias asneiras ao longo da partida e surgiram do banco. Paulo Bento esteve muito mal a ler o jogo. Acho inacreditável como é que se retira ao intervalo Matias Fernandez (que, no primeiro tempo, ainda tentou pegar no jogo e teve um ou outro apontamento de grande qualidade) para entrar Pereirinha quando estavam em campo Abel, Postiga e Yannick, jogadores que, era notório, falhavam passes com frequência e andavam completamente perdidos em campo.
Outro aspecto que me pareceu curioso foi o facto da equipa do Sporting nunca ter explorado os flancos (apesar do losango) quando eram evidentes as fragilidades defensivas do Twente. Qualquer um dos defesas era forte na marcação mas duro de rins, algo que o Sporting raramente explorou, preferindo quase sempre o jogo directo (nesse particular, Douglas e companhia tiveram a vida facilitada). Nas duas vezes que o Sporting jogou pelas alas (recordo-me de um cruzamento de Caicedo e uma jogada de Abel, ambas no segundo tempo), o perigo circundou a baliza de Mihaylov. Foi pena Paulo Bento não ter explorado essa situação, tendo inclusivé jogadores como Pereirinha e Vukcevic que sabem fazer esse papel muito bem.

Como já disse, num laivo de sorte, o Sporting acabou por garantir o empate (é engraçado que passou a eliminatória sem ganhar qualquer jogo) mas terá que jogar muito mais se quer realmente entrar na fase de grupos da Champions. Também já referido noutras ocasiões, acredito que esta equipa do Sporting não é tão má como a querem fazer parecer. Não há dúvida que falta altura, falta forma a jogadores importantes como Liedson ou Moutinho) e, na minha opinião, seria importante se a direcção leonina contratasse um ou dois laterais. É que, sinceramente, contra os ditos colossos, não acredito que André Marques, Abel, Pedro Silva ou Grimi sejam garantias.

2 comentários:

G.Seco disse...

Boas

rocha mais uma vez tiveste mal a falar do meu sporting...devias ter falado mais mal ainda :P
O jogo de ontem foi uma miséria autentica!!

ja nem falo em aspectos tecnico-tacticos...os jogadores n mostraram quer nenhum...um falta de atitude incrivel.

E discordo completamente com o P. Bento, o sporting n "ganhou" com coração ganhou foi com uma grande vaca...caido do céu!

O facto de estar em inicio de epoca e estarem em fora de forma na minha opiniao n explica a falta de "ganas de ganhar2 (como diz o chalana)!!

Anónimo disse...

DE WEDSTRIJD... Lê-se no site do Twente.Traduzindo lê-se TRAGÉDIA. Deus sabe que o nosso lugar é ao lado dos melhores da Europa...Só os holandeses é que pensavam que não...

Pinigol