domingo, agosto 23, 2009

Sporting surpreendido em Alvalade

Sporting 1-2 Braga
(Yannick; Alan, Meyong)



Depois de algum tempo sem ver jogos de equipas portuguesas (competições europeias incluído), voltei aos "relvados" para ver o Sporting. Porque vi alguns jogos na pré-temporada e porque li sobre este principio de época, sabia que as coisas para os lados de Alvalade não andavam bem, pese embora as melhorias evidenciadas no último jogo frente à Fiorentina. Por este último aspecto, esperava um Sporting mais forte até porque uma vitória frente ao Braga faria com que os indices morais subissem em flecha, isto no que diz respeito à difícil e decisiva deslocação a Florença.

Falando sobre a exibição leonina, fiquei surpreendido pela negativa. Não esperava um Sporting tão desorganizado em campo e tão sem chama. Dos vários problemas que se podem apontar ao conjunto de Paulo Bento, para mim há dois que estão intrinsecamente ligados ao mau arranque de temporada: a baixa estatura da equipa e o péssimo momento de forma de jogadores chave (Liedson e Moutinho, os exemplos mais evidentes).
Continuo a achar que esta equipa do Sporting não é tão fraca como a querem fazer parecer. Se me perguntarem se, neste momento, tem condições para lutar com Benfica e Porto pelo título, aí a dúvida já é maior. Parece um contra-senso mas não é. A explicação é fácil. O Sporting tem, do meio-campo para a frente, jogadores de grande qualidade e capazes de resolver perante qualquer equipa portuguesa. Se tivermos o melhor Miguel Veloso, o habitual Izmailov, o constante João Moutinho, o desequilibrador Matias Fernandez e o matador Liedson (acompanhado por Caicedo, jogador que, na minha opinião, vai trazer outro tipo de soluções ao ataque leonino), então estamos esclarecidos em relação ao poder de fogo que Paulo Bento tem à sua disposição (e ainda há Vukcevic). Se há alguma fartura na frente, atrás é que estão os problemas. Costuma dizer-se que as equipas se constroiem de trás para a frente. Concordo com essa análise e, passando-a para o caso leonino, assenta-lhe que nem uma luva. Não há clube que resista a tanto erro defensivo. Ora temos falhas do guarda-redes, ora temos deslizes dos defesas, ora temos falhas ao nível do jogo aéreo. É muita coisa para quem quer correr para o título. Analisando individualmente cada jogador desse sector, vemos que nas laterais Pedro Silva, Abel, Grimi, Caneira e André Marques não são solução - pessoalmente prefiro os laterais do Braga a qualquer destes -; depois, no centro, temos Polga como indiscutível quando, na minha opinião, não o deveria ser já que comete muitos erros, não é particularmente forte no jogo áreo e não acrescenta nada em termos ofensivos. Neste particular, até preferia ver Tonel no centro da defesa já que é mais forte no jogo áreo (tanto a defender como a atacar) e faz golos.
Perante este cenário, torna-se muito difícil ter sucesso. Cada livre e cada canto contra o Sporting é sinónimo de perigo. Por muito que se faça em termos ofensivos - e o grande problema é que não se tem feito -, é impossível uma equipa com tantos desequilibrios lutar para o título.

Sem comentários: