quinta-feira, maio 17, 2012

CONFIO EM PAULO BENTO


Ainda não tinha tido oportunidade de analisar os 23 seleccionados de Paulo Bento. Faço-o agora.

Antes de mais, devo dizer que gosto do nosso seleccionador. Sempre o admirei como jogador, como pessoa e agora como treinador. Acho que fez um excelente trabalho no Sporting e tem feito um bom papel neste seu novo cargo. 

Sobre os 23, lancei aqui no dia 10 de Março aqueles que achava que iriam ser os seus eleitos para o Europeu (ver aqui). Falhei dois (Sílvio e Manuel Fernandes em vez de Miguel Lopes e Custódio), sendo que seria previsível que falhasse o primeiro já que o ex-Rio Ave esteve praticamente lesionado toda a temporada. Portanto, a única surpresa apareceu com a chamada de Custódio.

Ora bem, as maiores criticas aos 23 do Paulo prendem-se em 3 ou 4 nomes: há quem prefira Nélson a Miguel Lopes, outros defendem que Hugo Viana ou Manuel Fernandes são superiores a Rúben Micael e há ainda quem entenda que Liedson poderia ter espaço na frente de ataque. Naturalmente que depois temos as questões disciplinares de Ricardo Carvalho e Bosingwa e até o caso de Quim que, segundo muitos, não se percebe como não é chamado sendo o titular do 3º classificado do nosso campeonato.

Vestindo a pele do seleccionador, devo confessar que as minhas escolhas não andariam muito longe das que ele tomou. Em primeiro lugar, é-me indiferente que Beto tenha sido escolhido em detrimento de Quim já que qualquer um deles iria apenas servir para defender umas bolas nos treinos e fazer companhia aos restantes nas refeições e momentos de ócio. Depois, na luta Nélson-Miguel Lopes, diria que são jogadores semelhantes. Nélson terá (?) feito uma boa temporada no Bétis e também joga à esquerda, ao passo que Miguel Lopes é um jogador muito mais lateral direito. É mais rápido, mais forte fisicamente e creio que defende melhor. Não havendo Sílvio, também iria por aqui, muito embora também aceitasse se a escolha recaísse em Nélson.

No meio-campo é onde há mais motivos de discordância. Sinceramente, não morro de amores por Hugo Viana. Ainda assim, acho que fez uma excelente temporada. Tem uma excelente capacidade de passe e é muito inteligente tacticamente. Faltar-lhe-á a rotatividade que tem, por exemplo, Rúben Micael. Atenção que estamos a fazer uma comparação entre dois jogadores que, é consensual, iriam sempre ser suplentes já que o meio-campo inicial está, à partida, definido: Veloso, Moutinho e Meireles. Mas, voltando aos dois atletas em análise, acho que, mesmo não tendo feito uma grande temporada, para o estilo de jogo da selecção (em que joga sem número "10", precisando por isso de ter médios com "chegada"), acho que Rúben Micael é muito mais útil do que Viana. Posto isto, devo ainda dizer que eu, neste particular, teria apostado na irreverência de André Martins. Os criticos dir-me-ão que é ainda muito jovem, ainda não é um titular no Sporting e ainda não terá o estofo mental para ir a um Europeu. Eu, a esses comentários, respondo: já vi Ronaldo "o fenómeno" ser chamado a um Mundial com 17 anos ou Walcott ser chamado à selecção inglesa sem ter feito um jogo a titular pelo Arsenal. Quando se é bom, só tem é de se arriscar. Low, por exemplo, também chamou Draxler, jogador que ainda não é internacional.
Continuando nestas ligeiras dúvidas (e é muito bom que praticamente ninguém tenha dúvidas quanto ao onze inicial), a escolha para mim mais controversa terá sido a de Custódio em detrimento de Manuel Fernandes. Sendo fã do médio do Besiktas, fiquei algo triste pela sua não convocatória. Eu teria optado por ele mas, sinceramente, compreendo e até aceito a ideia de Bento ter incluído o trinco do Braga. Portugal precisará, porventura, de um trinco forte no choque, bom no jogo aéreo e capaz de, em jogos apertados, se juntar aos centrais com maior frequência. Ora, Manuel Fernandes (apesar de forte fisicamente), quer queiramos quer não, não reune todas essas faculdades.

Sendo certo que Liedson já não é o que era, parece-me também evidente a escolha de Nélson Oliveira, um avançado diferente de todos os outros. Assim sendo, só me resta dizer que estou com Paulo Bento e, mesmo com uma selecção francamente mais fraca comparativamente aos últimos anos, acredito que podemos fazer uma boa campanha. Que assim seja!


1 comentário:

Anónimo disse...

Acreditas em q~^e rocha fodasse isto não é uma seleção é uma cambada de compadres que vai passear à ucrania.
Nomes como Eduardo M.Lopes R.Micael N.Oliveira e Varela na convocatoria são inadmissiveis.
gr:patricio:lógico
beto:parece que temos melhor
eduardo:sem comentarios
defesas:
b.alves:sim
f.coentrão:embora fraca época é o melhor
j.pereira:embora não goste de pato é dos melhores
pepe:jogadores porcos e nojentos nunca jogariam numa seleção minha
r.costa:porque não
rolando:sim
m.lopes:credo
medios:
c.martins:sim,e o labrego ainda o emprestou ao granada.eh eh
j.moutinho:sim
custodio:existe melhor até mesmo na mesma equipa
m.veloso:vulgar
r.meireles:claro
r.micael:fodasse que gozo
avançados:
c.ronaldo:obvio
h.postiga:há melhor
nani:ism
n.oliveira:verdissimo
r.quaresma:precisamos de equipa não de individualidades
h.almeida:sim
varela:fodasse ide mamar

como é possivel acreditar?