domingo, abril 02, 2006

Superliga: Benfica vence Belenenses




BELENENSES 1 BENFICA 2

Benfica "+ rato" supera azuis do Restelo!



O Benfica venceu ontem no restelo e deu mais um passo importante na manutenção de pelo menos o terceiro lugar. Efectivamente, se é verdade que é muito difícil os encarnados chegarem a uma posição mais acima, creio que, com esta vitória, dificilmente a equipa de Koeman perderá o lugar que lhe dá acesso a uma pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Foi uma partida com duas partes bem distintas. No primeiro tempo, o Benfica foi sempre a melhor equipa em campo, isto apesar de só ter acordado depois do Belenenses ter aberto o activo. Na primeira vez que os azuis chegaram perto da baliza de Moretto, sem nada ter feito para o merecer, marcaram. Zé Pedro, num remate forte e colocado de fora da área, bateu o brasileiro Moretto que, na minha opinião e face à altura que tem, poderia efectivamente ter feito algo mais.
A partir do golo azul, o Benfica assumiu o jogo, foi para a frente e começou a criar problemas à defensiva contrária. Ricardo Rocha, mais uma vez a jogar como lateral direito, foi o primeiro a criar perigo. Numa boa combinação com Simão, o defesa português entrou na área e rematou forte levando a bola a embater na barra. Estava dado o aviso encarnado.
Aos 22 minutos, e já depois de Manduca ter rendido Nuno Gomes por este se ter aleijado no joelho (vai estar parado no mínimo 3 semanas!), chegou, talvez, o momento do jogo. Beto aventurou-se num plano ofensivo, solicitou Miccoli (que foi titular!) e o italiano, com grande classe e com uma excelente simulação, tirou o central do caminho e colocou a bola perto do ângulo superior esquerdo de Marco Aurélio para um golo de levantar o estádio.
Estava feito a igualdade e que forma maravilhosa de dar ânimo a uma equipa através da maneira com que o esférico se aninhou nas redes contrárias.
Como se não bastasse, a superioridade encarnada ganhou ainda maior expressão aos 30 minutos através de um golo do grego Karagounis. O grego, fora da área, tentou a sua sorte e, com a colaboração da perna de Pelé, foi feliz e surpreendeu Marco Aurélio que, desta feita e a meu ver, não ficou lá muito bem na fotografia.
Ao intervalo, vitória justa do Benfica que só pecava por escassa tal a superioridade evidenciada neste primeiro tempo.
Na etapa complementar, assistiu-se a um jogo muito diferente daquele que se vira na primeira parte. O Belenenses, sem nada a perder, envolveu-se mais no ataque e automaticamente fez com que o Benfica se encolhesse no campo. Propositadamente ou não, a verdade é que, no segundo tempo, a equipa de Koeman foi muito mais expectante, enverdando por um sistema de contenção em que o esforço físico seria naturalmente menor.
Com alguma felicidade à mistura, com alguma ajuda da equipa da arbitragem (já lá vamos!), o que é certo é que o sistema de Koeman para esta segunda parte resultou e o Benfica, não só venceu como também conseguiu gerir algum esforço e, digamos assim, proteger os jogadores para posteriormente atacar o encontro de Barcelona com outra frescura e outra dinâmica.
Relativamente à arbitragem de Pedro Henriques, pessoa que consideramos um dos melhores árbitros de Portugal, teve uma noite menos conseguida em que, é bom dizer, prejudicou objectivamente a equipa da casa. O Belenenses reclamou duas grandes penalidades, uma por pertença falta de Petit sobre Zé Pedro e um outro lance em que Manduca terá dominado, dentro da área, a bola com o braço. Se em relação ao primeiro caso, ficamos com algumas dúvidas, no segundo lance é incompreensível como não se marca um penalty destes. Manduca, injustificadamente, dominou nitidamente a bola com o braço. Se Pedro Henriques não assinalou nada (e acredito que possa não ter visto), já o seu auxiliar se não marcou foi porque não lhe apeteceu. O lance foi "nas barbas" do árbitro assistente.
O Belenenses que está numa posição bastante delicada na tabela, pode efectivamente sentir-se espoliado e até revoltado. O problema é que não poderá baixar os braços até porque os três pontos já ninguém retira ao Benfica. E esta, é a verdade dos factos. O Benfica venceu e manteve a distância pontual para Braga e Sporting.

Sem comentários: