sexta-feira, agosto 04, 2006

Aí está a Liga Francesa!



ÉPOCA NOVA... O VENCEDOR DO COSTUME!

NANTES 1-3 LYON



O Lyon entrou da melhor forma no campeonato francês ao arrancar um importante e díficil triunfo no terreno do Nantes, uma das melhores equipas da Liga. Apesar de surpreendidos logo aos 4 minutos com um golo de Boukhari, o Lyon rapidamente reagiu e virou o jogo a seu favor. Um minuto depois de estar em desvantagem, o Olympique empatou por intermédio de Karim Benzema, um jogador que pelo que mostrou hoje, vai certamente dar muito que falar. Quer na ala esquerda quer na direita, Benzema mostra-se um jogador técnicamente muito evoluido e com um sentido de baliza notável.
Ao intervalo, o resultado indicava uma igualdade isto apesar da superioridade do Lyon.
No segundo tempo, o jogo curiosamente foi mais equilibrado, pelo menos até ao segundo golo do Lyon. Aos 62 minutos, na transformação de um canto, o Lyon passou para a frente com um golo do central Squillaci, jogador que jogava no Mónaco na temporada passada. Curiosamente, o golo teve a colaboração dos dois centrais do Lyon. Cáçapa, o capitão de equipa, assistiu Squillaci e este colocou os campeões no comando do marcador.
Ora, daqui até final, a superioridade dos penta-campeões franceses foi perfeitamente evidente. Baseando-se na qualidade de passe interpretada por três unidades de meio-campo de grande qualidade, na circunstância, Diarra, Toulalan (ex-Nantes) e Kim Kallstrom (ex-Rennes), o Lyon foi o senhor do jogo nesta meia hora final. Ainda em relação a estas três unidades do meio-campo, é impressionante como o Lyon tem 6 jogadores para o meio campo com este valor. Para os mais distraidos, Juninho Pernambucano e Tiago nem sequer foram convocados. Pedretti, mais um médio de grande valia, teve de contentar-se com o banco de suplentes. Gerrard Houllier vai ter muitas dores de cabeça para encontrar os 3 jogadores de meio-campo. Diarra e Juninho Pernambucano, ainda assim, parecem levar vantagem. Tiago vai ter vida díficil, especialmente com Toulalan, um jogador que tivemos oportunidade de ver no Campeonato da Europa de sub-21 ao serviço da França. Pelo que vi hoje, trata-se de um jogador fantástico. Foi, na minha opinião, o melhor jogador em campo. A continuar assim, a curto prazo estará a dominar o meio campo da selecção gaulesa.
Até final, no meio de tanta qualidade de jogo, o Lyon teve tempo ainda para fazer mais um golo, desta feita por intermédio do suplente (!) Fred que havia substituido John Carew já no segundo tempo.

Se tivermos em linha de conta que nesta equipa de hoje faltavam o guarda-redes Coupet, o central Cris que, dado ao seu pouco tempo de competição, sentou-se no banco dos suplentes, o lateral e internacional francês Abidal, os médios Juninho Pernambucano e Tiago e, no ataque, Gouvou, Wiltord e Malouda, portanto, oito jogadores que, no ano passado eram titulares quase indiscutiveis, chegamos à conclusão que este Lyon é uma equipa de grande nível e grande candidata a ganhar o campeonato francês com um mínimo de 10 pontos de vantagem. É abismal a diferença desta equipa para as demais.

Sem comentários: