quarta-feira, agosto 16, 2006

Particular: Benfica bate Estrela



A PRIMEIRA VEZ DE KIKIN!!





O Benfica venceu o Estrela da Amadora naquele que foi o último jogo de preparação para a nova temporada. A partir de agora, não mais haverá tempo para experimentar novas tácticas, não mais haverá tempo para dar minutos a jogadores menos utilizados.
Em relação à partida de ontem à noite, pouco há a dizer. O jogo foi demasiado desinteressante para podermos retirar notas positivas deste ou daquele jogador. Ainda assim, creio que ficaram claras certas e determinadas coisas. Em primeiro lugar, jogadores como Beto, Marco Ferreira, Diego, Marcel, Tiago Gomes mostraram que estão muito longe de se constituirem como alternativas válidas para Fernando Santos. Por outro lado, Nuno Assis e Kikin Fonseca poderão ser boas soluções para a longa época que se avizinha. Se Nuno Assis é um nosso bem conhecido e um atleta que pela sua forma de jogar trás sempre alguma irreverência ao ataque, já Kikin Fonseca, na sua estreia como titular, revelou pormenores de verdadeiro ponta de lança. O mexicano, sem dislumbrar, mostrou aquilo que um verdadeiro homem de área deve fazer, ou seja, jogar prático, ser paciente, lutar muito entre os centrais e, à mínima hipótese, tentar facturar. Ora, Kikin, não só revelou boa capacidade para jogar de costas para a baliza, como também mostrou saber estar dentro da área, denotando, por exemplo, um excelente jogo aéreo. Sinceramente, creio que Kikin poderá ser uma boa surpresa neste campeonato.

QUE TÁCTICA PARA ESTE BENFICA?

Fernando Santos, para este encontro particular, apostou num tradicional 4-4-2 com Marco Ferreira e Nuno Assis a assumirem as alas e Kikin e Marcel como avançados fixos. Na Champions League, o técnico encarnado havia utilizado um 4-2-3-1 com Petit e Katsouranis mais recuados, Paulo Jorge e Manú a jogarem nos corredores e com Rui Costa a pautar o jogo atrás de Nuno Gomes. Na altura, foi um Benfica possível este que jogou na Austria.
Com o aproximar do campeonato, algumas questões pairam na minha cabeça. Como irá fazer Fernando Santos quando tiver à sua disposição Simão, Miccoli e um melhor adaptado Kikin Fonseca?

Ora, parece-me lógico que o Benfica não vai abdicar de jogar com um número 10, no caso, Rui Costa. No entanto, como é natural, para jogar Rui Costa, dois jogadores com características mais defensivas terão de actuar nas costas do maestro. Assim sendo, parece-me lógico que Katsouranis e Petit também vão ser titulares. O problema prende-se precisamente com o ataque. Se Simão ficar, e é praticamente certo que isso aconteça, o capitão tem, de certeza absoluta, lugar garantido no onze. Assim sendo, a ala esquerda estaria composta e ficaria a faltar duas posições para 4 jogadores, Kikin, Miccoli, Nuno Gomes e Manú.
Num possível sistema de 4-2-3-1, parece-me claro que seria Manú o jogador a ocupar o flanco direito. Depois, lá na frente, Nuno Gomes, Miccoli, Kikin, Mantorras e Marcel terião que lutar para ocupar o único posto de ponta de lança. O problema é que com tanto jogador para a frente de ataque, jogadores que certamente são mais valias, parece-me uma situação complicada se Fernando Santos só optar por jogar com um ponta de lança.

Analisando o plantel que Fernando Santos tem à sua disposição, talvez o sistema de 3-4-1-2 fosse um modelo de jogo apropriado. O Benfica dispõe de 3 bons centrais que trariam qualidade e estabilidade ao sector defensivo. Depois, nas alas, Léo à esquerda e Simão, jogador que não só ataca bem como também é um atleta que mostra-se sempre disponível para defender, poderia ser uma boa solução para a direita. No miolo, Petit e Katsouranis mais recuados davam total liberdade a Rui Costa para fazer aquilo que sabe, portanto, meter a equipa a jogar; e na frente, tal como defendo, os dois atacantes, Nuno Gomes/Miccoli/Kikin com a missão de fazer golos e dar alegrias aos adeptos encarnados.
Creio que seria uma boa solução para este Benfica mas, nesta altura, seria bastante arriscado testar tal situação já que estamos muito perto dos jogos a sério. Ronald Koeman testou um sistema de 3 centrais na temporada passada e não teve resultados imediatos. Este sistema necessita de muito treino e precisa de tempo, algo que no Benfica não existe.
Uma das alternativas para este Benfica que possivelmente traria resultados imediatos poderia ser o 4-2-1-1-2 com Petit, Katsouranis e Rui Costa no meio, Simão a fazer de extremo direito e esquerdo alternadamente e dois avançados.
Mas como não sou eu o treinador, com este ou aquele sistema, espero que o Benfica esteja a altura da díficil temporada que se avizinha.

Sem comentários: