sexta-feira, agosto 04, 2006

Porto perde com Manchester United



PORTO 1-3 MAN UTD



O Porto entrou a perder no Torneio de Amesterdão. Os dragões foram derrotados pelo Man Utd por 1-3. Amanhã os azuis defrontam o Inter de Milão.
Para este encontro, Co Adriaanse fez alinhar um onze ofensivo mas com a particularidade de não contar com nenhum ponta-de-lança de raíz. Fiel ao seu sistema, o técnico holandês fez alinhar Pedro Emanuel, Pepe e Bosingwa à frente do guarda-redes Helton, no meio campo defensivo figuraram os habituais Paulo Assunção e Raúl Meireles, sendo que Marek Cech foi o terceiro homem para ajudas defensivas. Lá na frente, Andersson funcionou como o armador de jogo enquanto que Tarik, Alan e Vieirinha eram as unidades de ataque, atletas sem posição definida.

O Porto entrou bem no jogo mas foi surpreendido logo aos 11 minutos com o primeiro golo dos "red devils", através de um remate de fora da área do médio Paul Scholes. Com Carrick a jogar de inicio como médio defensivo, Paul Scholes pôde adiantar-se mais no terreno e jogar como tanto gosta, ou seja, atrás dos avançados.
Abalado com o golo, o Porto procurou reagir. No entanto, nove minutos depois, a defesa azul facilitou e Rooney aproveitou para fazer o segundo dos ingleses, num golo simplesmente sensacional. O internacional inglês, isolou-se e fez um espectacular chapéu a Helton.
Ao intervalo, o United vencia tranquilamente por dois golos de vantagem.

Para a segunda parte, Adriaanse trocou Pedro Emanuel por Adriano. O Porto, que havia jogado todo o primeiro tempo num abusado 3-4-3, passava a jogar num louco 3-3-4. Cech ocupou a posição de lateral esquerdo, Andersson recuou um pouco no terreno e, no ataque, Tarik, Alan, Vieirinha e Adriano procuravam virar o resultado.
Ora, se para consumo interno estas tácticas malucas de Adriaanse parecem dar frutos, no que às competições internacionais diz respeito, a conversa parece ser diferente. Custa muito a acreditar que o Porto, por muito boa equipa que tenha (e tem!), vá conseguir ombrear com os grandes colossos europeus num sistema de 3-4-3 ou 3-3-4. Não que este teste seja de todo conclusivo mas, a verdade é que factos são factos e depois de uma Liga dos Campeões perfeitamente desastrada no ano passado, o Porto volta novamente a fraquejar frente a uma equipa europeia com este sistema ultra ofensivo. Louve-se, ao menos, o facto de Adriaanse ser fiel às suas ideias e arrojado a este nível.
Voltando ao jogo, o Porto, mesmo beneficiando das expulsões de Rooney (exagerada) e Scholes (justa), voltou a sofrer novo golo, desta feita por intermédio de Solskjaer, avançado norueguês que parece estar definitivamente de volta aos relvados.
Aos 76 minutos, Pepe, num grande remate de fora da área, fez o único golo do Porto, golo esse que nada fez mudar o rumo dos acontecimentos.

FICHA DO JOGO:

FC Porto - Helton; Bosingwa, Pepe e Pedro Emanuel (Adriano, 46 m); Raul Meireles, Paulo Assunção (Jorginho, 72 m) e Cech; Anderson; Vieirinha (Bruno Alves, 72 m), Alan (Quaresma, 59 m) e Tarik.

Manchester United - Van der Saar (Foster, 60 m); Bardsley, Brown, Ferdinand (O’Shea, 46 m) (Simpson, 59 m) e Evra; Park (Fletcher, 72 m), Carrick (Martin, 78 m), Scholes e Giggs (Richardson, 67 m); Rooney e Solskjaer.

Sem comentários: