terça-feira, janeiro 16, 2007

Bwin Liga: Benfica sofre mas passa em Coimbra!



"Veio de trás a vitória encarnada!"

ACADÉMICA 0-2 BENFICA
(R.Rocha, Léo)



Não há grandes dúvidas em afirmar que o resultado conseguido pelos encarnados foi bem melhor do que a exibição. Também me parece de todo lógico constatar que o futebol do Benfica, nomeadamente no segundo tempo, ficou marcado pela incapacidade física de muitos das suas unidades ofensivas, naturalmente que afectadas pela recente digressão ao Dubai.
Não obstante, creio que a vitória encarnada acabou por ser justa, isto apesar da excelente réplica dada pela Académica que, muito bem orientada, mostrou um futebol atractivo e de cariz ofensivo. Louve-se a atitude de Manuel Machado que, lendo bem o jogo, tentou sempre causar dificuldades ao sector recuado do Benfica e procurou vencer o jogo. Portanto, sentimento de consciência tranquila para o técnico dos estudantes e mais uma demonstração de toda a sua qualidade e inteligência.

Numa breve análise aos 90 minutos, creio que houve um momento que marcou a partida. O golo conseguido por Ricardo Rocha logo aos 2' minutos de jogo foi algo que marcou em toda a linha o jogo. Em primeiro lugar, o marcar cedo, seja por que equipa seja, é algo extremamente positivo e dá uma maior motivação e tranquilidade à equipa que o alcança. Depois de uma intensa semana de trabalho, nada melhor que conseguir chegar à vantagem numa fase precoce do jogo.
Mas, se o golo madrugador, por norma, costuma ser benéfico, por outro lado, pode ser prejudicial para quem o consegue. Senão vejamos. Uma equipa como o Benfica, algo desgastada pelo torneio das Árabias, poderia interiorizar (tal como o fez) que era importante chegar à vantagem e, posteriormente, gerir o esforço e o resultado. Pois, cedo o Benfica se colocou na posição de vencedor e cedo se preocupou em dar a iniciativa de jogo ao adversário com o intuito de defender a vantagem, proteger os seus jogadores e, quem sabe, explorar uma ou outra situação de contra-ataque para "matar" as intenções do opositor.
Agora que o jogo terminou, é caso para dizer que a estratégia de Fernando Santos resultou em pleno. Contudo, o Benfica correu muitos riscos neste jogo devido à sua atitude passiva em grande parte da partida e colocou-se "a jeito" da desinibida Académica. Se ontem o conjunto encarnado teve a "desculpa" de ter tido um desgaste brutal na Arábia, numa fase futura, a equipa de Fernando Santos tem de ter outra atitude em campo, controlar o jogo, assumir as despesas do mesmo e jogar para ampliar o score ao invés de o gerir.
Em suma, uma vitória díficil do Benfica perante uma Académica que, por aquilo que fez, não merecia sair do jogo com zero golos marcados. Tal como afirmou F.Santos na conferência de imprensa, o resultado deveria ter sido de 3-4.
Ainda uma nota final para o facto de o Benfica voltar a não ter sofrido golos, algo que é sempre positivo. Apesar do meio campo ter tido algumas dificuldades em fazer as transições ataque-defesa, o que é certo é que as quatro unidades mais recuadas e a segurança demonstrada por Quim têm sido fundamentais para os resultados conseguidos pelo Benfica nos últimos tempos.
Está ainda em aberto o campeonato para os encarnados!!

Sem comentários: