segunda-feira, janeiro 15, 2007

Bwin: Porto vence nas Aves... e em Belém!



"Os suspeitos do costume!"

D.AVES 0-2 FC PORTO



Depois de ter assistido a uma vitória mais ou menos tranquila do FC Porto, parece-me que este jogo deu para retirar algumas ilações daquilo que se tem passado neste campeonato e que faz com que a equipa de Jesualdo Ferreira leve uma substancial vantagem em relação a Sporting e Benfica.
Na minha opinião, para além do facto do plantel portista possuir mais e melhores soluções, creio que há dois pormenores bastante relevantes e que têm feito a diferença. Analisando três jogos muito concretos dos grandes, podemos facilmente reparar que em semelhantes casos, os resultados não foram iguais. Passo a explicar.
Este fim-de-semana tivemos um Belenenses - Sporting e um Aves - FC Porto. A título comparativo podemos voltar ao jogo entre a Naval e o Benfica, encontro que terminou com um empate a zero. Ora, a meu ver, estas três partidas foram muito similares. Os grandes não jogaram bem e correram muito pouco para quem tem a obrigação de ter a iniciativa do jogo e vencer. Em todos os jogos, a oposição das equipas pequenas em termos ofensivos, salvo raras excepções, foi nula, algo que implicaria, desde logo, uma outra aplicação e um melhor aproveitamento em termos ofensivos por parte dos mais fortes.
Portanto, posto isto, poderiamos estar perante três deslizes dos príncipais clubes portugueses. O que é certo é que Sporting e Benfica empataram e o Porto somou mais três pontos. Ou seja, ao contrário dos clubes da capital, o Porto mesmo jogando menos bem, GANHA.
Depois há outra questão muito importante e que, obviamente, tem particular importância. Neste momento, o Porto tem dois jogadores (Anderson está lesionado) capazes de resolver jogos na chamada zona de decisão: Ricardo Quaresma e Lucho González. A verdade é que no Sporting, nesta altura, não há ninguém com esses pergaminhos. Infelizmente para os de Alvalade, o único jogador que pode decidir uma partida quando a equipa não está tão bem é Liedson. Todos sabemos o rendimento do brasileiro até então.
Relativamente ao Benfica, creio que a equipa está em crescendo e pode fazer frente ao Dragão porque também tem elementos capazes de resolver partidas. Simão entrou mal no campeonato e o Benfica ressentiu-se. Miccoli tem tido um rendimento muito irregular devido às lesões. Tem sido Katsouranis a estrela-mor do conjunto encarnado. A ver vamos se o Benfica ainda tem capacidade para chegar ao titulo mesmo com os pontos que já perdeu no primeiro terço da prova.

Falando em termos objectivos, a realidade é que o Porto somou mais um triunfo, voltou a não sofrer golos e beneficiou do empate alcançado em Belém, resultado justo dado à pobreza exibicional dos leões.

Sem comentários: