quarta-feira, janeiro 31, 2007

UNIÃO COM POUCO DÍNAMO...




A União de Leiria realizou, ontem, no seu estádio, um encontro amigável, frente aos romenos do Dínamo de Bucareste, próximo adversário do Benfica na Taça Uefa.
Os leirienses, que ocupam, à passagem da 16ª jornada do campeonato, um brilhante 4º lugar na tabela classificativa, encararam esta partida como forma de fortalecer rotinas e princípios de jogo, incluíndo na equipa, quer na primeira quer na segunda partes, jogadores menos utilizados, que se queiram mostrar a Domingos Paciência, como forma de somarem mais minutos ao longo da segunda volta. O que é certo é que o jogo foi de qualidade reduzida, com o ritmo muito baixo, poucas situações de golo, o que não terá permitido ao jovem técnico leiriense fazer uma avaliação cuidada do que inicialmente tinha previsto.
Como uma cara nova na equipa durante toda a segunda parte (Marco Soares, jovem médio defensivo que estava emprestado ao Olhanense, e regressou agora a Leiria), com o os testes de Laranjeiro e Alhandra como defesas-esquerdos (Tixier, até aqui o habitual titular, está de partida para o Lens), a equipa leiriense nunca conseguiu impôr o seu jogo, mesmo com dois criativos durante toda a primeira metade, Harison e Paulo Machado, o que não permitiu aos avançados terem situações de golo.
Por seu turno, o Dínamo foi sempre uma equipa expectante, que esperava pelo erro do adversário, para tentar lançar rápidos contra-ataques. Foi assim que nasceu o primeiro e único golo da partida, depois de uma arrancada rápida do internacional angolano Zé Kalanga, pelo corredor direito, o cruzamento para o coração da área, onde apareceu Cristea Adrian, de primeira, a bater Bruno Vale.
Podia pensar-se que o golo podia animar o desafio, nomeadamente a equipa portuguesa, mas a verdade é que nem isso teve o condão de aumentar o interesse pelo jogo, que se continuou, literalmente a arrastar, durante toda a segunda parte, ainda para mais com as inúmeras substituições operadas por ambos os técnicos.
Quanto aos romenos, e em jeito de análise, obviamente ao cuidado do Benfica, parece-me importante referir que é uma equipa perfeitamente ao alcance da turma encarnada. Ainda que tenham 3 jogadores de inegável qualidade, casos de Catalin Munteanu, Niculescu e Danciulescu, a verdade é que não se vislubram grandes entrosamentos colectivos, a utlização das faixas laterais é uma raridade, sendo quase sempre mais utilizada a opção pelos passes de ruptura, preferencialmente pela zona central do terreno, onde aí sim, o Benfica terá que ter algum cuidado, perante a velocidade e capacidade de desmarcação, quer de Niculescu, quer de Danciulescu.
Quanto ao resto, me parece que é uma equipa bastante vulnerável no jogo aéreo, podendo com isso o Benfica explorar as bolas paradas, e os centímetros, de jogadores como Luisão ou Katsouranis.
FICHA DE JOGO:
Jogo Particular, disputado no Estádio Dr.Magalhães Pessoa, em Leiria
ÁRBITRO: Paulo Marques (A.F.Leiria), auxiliado por Rui Figueiredo e Victor Baltasar
UNIÃO DE LEIRIA: Bruno Vale; Éder, Marcos António, Valdomiro e Laranjeiro; Paulo Gomes, Faria, Paulo Machado e Harison; Ivanildo e Paulo César.
JOGARAM AINDA: Alemão, Alhandra, Renato, Kata, Marco Soares, Cadú, Touré e Slusarski.
TREINADOR: Domingos Paciência
DÍNAMO DE BUCARESTE: Lobont; George Blay, Smirmovs, Rado e Pulhac; Margaritescu, Zé Kalanga, Vranjkovic e Cristea Adrian; Niculescu e Danciulescu.
JOGARAM AINDA: Ropotan, Moti, Balace, Munteanu, Mendy, Matache, Gamea, Alexe e Homei.
TREINADOR: Mircea Rednic
AO INTERVALO: 0-1
RESULTADO FINAL: 0-1
MARCADOR: Cristea Adrian (31m).
Noutro âmbito, é importante destacar que foi possível a confirmação de dois reforços que vão chegar dentro de dias à Cidade do Lis, nomeadamente dois defesas brasileiros, um central, e outro lateral esquerdo.
O defesa central chama-se Eliézio, tem 20 anos, e chega do Cruzeiro de Belo Horizonte, do Brasil, mas ao que se sabe, a transferência envolve também o FC Porto, uma vez que os azuis-e-brancos terão comprado o passe do jovem brasileiro, tendo agora acordado a cedência, por empréstimo, e até ao final da época, ao clube presidido por João Bartolomeu.
Por outro lado, quem também jogará por empréstimo até ao final da temporada em Leiria, é Rossato, lateral esquerdo de 29 anos, que em Portugal já representou clubes como Nacional da Madeira, FC Porto e SP.Braga, tendo entretanto rumado a Espanha para jogar na Real Sociedad, onde nunca se conseguiu impôr, procurando agora novo espaço no futebol português, onde fez furor na pérola do Atlântico, quando defendeu as cores do Nacional, e onde se destacou por ser um lateral muito ofensivo, e com um pontapé fortíssimo, quer nas bolas paradas, quer de bola corrida.

Sem comentários: