sexta-feira, junho 15, 2007

Campeonato da Europa Sub-21: As novas estrelas



Confesso que tenho o (mau) hábito de avaliar o potencial de jogadores de futebol sem que para isso tenha bases suficientes para fundamentar uma opinião. Naturalmente que não se pode afirmar que "jogador x" é bom ou mau em um ou dois jogos visionados. Não sei porquê mas talvez pelo facto de ter sido durante muitos anos jogador de futebol e por ser um observador nato no que diz respeito à modalidade, certos e determinados pormenores me levem a colocar na cabeça juízos de valor quiçá prematuros.

O pressuposto deste post prende-se precisamente com o facto de deixar no ar aqueles jogadores que mais me chamaram a atenção num curto espaço de tempo. Seria mais fácil para mim chegar ao final do Europeu e, com mais calma e com mais jogos visionados, ter uma opinião mais precisa e objectiva em relação ao potencial dos atletas. Ora, para mim, é mais engraçado e até genuíno deixar no blog os jogadores que aos meus olhos deixaram laivos de grande qualidade. Não há, portanto, jornais a auxiliarem-me, não há sites ou revistas a dizer quem são as estrelas e os potenciais "cracks" para o futuro, não há nada disso.

Houve equipas que assisti com atenção por duas vezes, outras apenas uma e outras ainda alguns minutos. Aqui ficam as (minhas) estrelas:



HOLANDA

6. Hedwiges Maduro: Em relação a este atleta, confesso que não é um total desconhecido porque já o havia visto jogar pelo Ajax, ainda que, como defesa central. Ainda assim, é um grande jogador que faz lembrar Costinha. No entanto, comparativamente ao médio português, tem uma particularidade: a sua incrivel meia distância.

8. Royston Drenthe: Que jogador. Entusiasmante a sua mobilidade, capacidade técnica e velocidade. Um jogador com esta capacidade não engana. Vai dar que falar no futuro.

BELGICA

15. Sébastien Pocognoli: Diria que se pudesse comparar este belga com alguém conhecido no futebol Mudial, com as devidas distâncias, compará-lo-ia com David Beckham. Não,Pocognoli não é destro e nem sei até que ponto tem qualidade para bater livres da forma como faz o inglês. Agora, uma coisa é certa, Pogognoli tem um pé esquerdo fantástico que lhe permite tirar cruzamentos "à Beckham" e fazer mudanças de flanco simplesmente notáveis. Impressionou-me este jogador.

17. Marouane Fellaini: É certo que é um jogador lento mas não tenho dúvidas que, pelas suas características, vai vingar no futebol Mundial. Muito forte no jogo aéreo, tem ainda a capacidade de saber jogar com a bola no chão. No futebol inglês este belga tornar-se-ia num caso sério. Bom jogador sem dúvida alguma.

9. Kevin Mirallas: Espectacular aquilo que este avançado do Lille tem mostrado. Capacidade técnica, espírito de luta e uma total entrega, leitura de jogo, mobilidade fantástica, é um jogador à imagem de Lisandro Lopez. Parece-me que ainda não está totalmente desenvolvido fisicamente mas quando assim for, vai dar que falar.

ISRAEL

17. Ben Sahar: Para quem não sabe, este israelita é jogador de José Mourinho no Chelsea. Foi inclusivamente utilizado pelo português em jogos a contar para a Taça de Inglaterra. Na altura tive oportunidade de ver um jogo de Sahar e fiquei de olho nele. Esta semana assisti ao Bélgica-Israel e pude confirmar o talento deste miudo. Ora, o israelita, e mais uma vez com as devidas distâncias, faz lembrar Titi Henry do Arsenal. Tal como o francês, Sahar é um jogador rápido e forte nas jogadas individuais. Além do mais, o israelita tem tendência para procurar espaços vazios no flanco esquerdo, isto de modo a fazer as diagonais. Há aqui talento, não há duvida.

SÉRVIA

2. Branislav Ivanovic: Extraordinária a exibição deste defesa central contra os checos. Enorme no jogo aéreo, fez lembrar-me Ricardo Carvalho pela forma rápida com que caía sobre os avançados checos e também pela sua maneira "non-Anderson" de disputar os lances quase sempre sem recorrer à falta.

8. Bosko Jankovic: Que patrão. O Moutinho sérvio mas com maior complexão física e maior facilidade no remate de meia distância. Tem tendência a cair mais no lado direito do terreno. Não é por acaso que tão novo já actua na Liga Espanhola, nomeadamente no Maiorca.

9. Djordje Rakic: Se o Benfica anda à procura de um ponta de lança bom e barato, Rakic poderia ser um jogador a merecer maior atenção. Fiquei muito surpreendido pela sua capacidade em actuar de costas para a baliza. É um atleta que sabe segurar bem a bola e tem a inteligência de procurar zonas do terreno que lhe permita estar em constante interacção com o jogo e a bola. Muito forte no jogo aéreo, é um ponta de lança na linha de Milosevic, se bem que utilize o pé direito.

INGLATERRA:

10. David Nugent: Poderia falar-vos do médio Reo-Coker, do extremo Ashley Young ou do avançado Leroy Lita como as grandes revelações da selecção inglesa. Contudo, quem como eu acompanha semanalmente a Premiership, já deve ter visto e revisto o potencial destes três atletas que têm mostrado o porquê de serem já titulares em equipas da primeira divisão inglesa.
Agora, Nugent tem sido o jogador que mais tem chamado a atenção, precisamente pelo facto de, até aqui, ser um perfeito desconhecido. O avançado que actua no Preston tem revelado pormenores de grande jogador. Ainda não tive a possibilidade de aferir com maior precisão a sua capacidade técnica. Parece-me um jogador à semelhança de Wayne Rooney, muito embora muito menos dotado sob ponto de vista físico. Uma coisa é certa, pelas suas características, no futebol inglês vai marcar muitos golos.

ITÁLIA

4. Antonio Nocerino: Que jogador. Um poço de força no meio-campo, um trinco que faz lembrar Gattuso. Parece-me até com mais habilidade que o médio do Milan, o que lhe permite entregar melhor a bola e falhar menos passes. É um valor seguro para o futuro.
Em relação à Itália, poderia ainda referir a valia do defesa da Juventus Chiellini, do médio da Roma Aquilani ou até da enorme qualidade do avançado Pazzini. Contudo, parece-me que estes jogadores, pela preponderância que já têm nos seus clubes, já são sobejamente conhecidos pelos mais atentos.

Sem comentários: