quarta-feira, junho 27, 2007

NOVA APOSTA DO BLOG: COPA AMÉRICA





Arrancou na madrugada de terça para quarta-feira a Copa América 2007, competição que está a realizar-se na Venezuela. Pois bem, o nosso blog está muito interessado nesta prova e vai procurar deixar neste espaço as crónicas dos jogos que nos for possível acompanhar através da Sporttv. Os horários tardios e a pouca disponibilidade, para já, nesta semana, poderão fazer com que alguns jogos sejam completamente ignorados. Ainda assim, pretendemos estar presentes o maior número de vezes possíveis, especialmente nos jogos relativos ao grupo B onde está inserido o Brasil e ao grupo C onde Argentina e o Paraguai de Oscar Cardozo são os principais motivos de interesse.

GRUPO A - Jogos do dia -

PERÚ 3-0 URUGUAI (Miguel Villalta, Mariño, Paolo Guerrero)

VENEZUELA 2-2 BOLIVIA (Maldonado, Ricardo Paez ; Jaime Moreno, Arce)

ANÁLISE:



Perú e Uruguai deram o pontapé de saída na competição. O Uruguai partia para este encontro como favorito, não só pelo seu historial como obviamente pela qualidade do seu plantel. Ora, diria que este jogo começou mal muito antes de ter começado. O técnico Oscar Tabarez não pôde contar com a estrela Alvaro Recoba (lesionado) e a verdade é que a ausência do número 10 uruguaio fez-se sentir. A equipa, apesar de em grandes momentos do encontro ter tido maior posse de bola e maior qualidade a nível individual, nunca conseguiu funcionar como uma verdadeira equipa. Para quem não viu o jogo e quer ter uma ideia mais concreta daquilo que foi o futebol do Uruguai, diria que a equipa sul-americana fez lembrar Portugal contra a Bélgica, isto, na categoria de sub-21. Bom toque de bola, algumas fintas interessantes mas zero em termos de objectividade e em termos de colectivo. Quem pagou caro com tudo isto foi Diego Fórlan, avançado do Villarreal, que esteve sempre muito desapoiado no ataque, acabando assim por passar completamente ao lado do jogo.

No que diz respeito ao Perú, confesso que fiquei surpreendido pela positiva. A selecção Peruana respeitou o adversário e humildemente achou que a melhor forma de contrariar o favoritismo do adversário era defender bem e explorar o contra-ataque. Com o bracarense Rodriguez em destaque no eixo da defesa, o Perú conseguiu sempre anular os ataques do Uruguai e foi uma selecção pragmática no ataque. Com Farfán do PSV e Pizarro do Chelsea trabalhadores mas longe do seu real valor, foi o espírito de equipa que fez pender a balança para o lado do Perú. O resultado ficou-se pelos 3-0 e são números que se têm de aceitar já que o Uruguai simplesmente não esteve em campo.

DESTAQUES:

Tanto num jogo como noutro, confesso que não houve assim aqueles jogadores que deslumbrassem e que fizessem maravilhas. Ainda assim, para a jornada inaugural, não se pode dizer que tenha começado mal esta Copa América. Houve muitos golos e algumas boas jogadas. Aqui ficam alguns dos nomes que, a meu ver, mais se destacaram:

PERÚ:

Paolo Guerrero: Mostrou pormenores interessantes de avançado. Esteve uns furos acima em relação a Claudio Pizarro. Marcou o terceiro golo da equipa e viu-lhe ser anulado um golo por fora-de-jogo a Pizarro. Boa estreia!

Mariño: Este número 10 saíu do banco no ínicio da segunda parte e foi decisivo para o triunfo perúano. Fez o segundo golo da equipa, diga-se, um grande golo e esteve em mais algumas boas jogadas. Certamente garantiu o lugar no onze para o segundo jogo diante da Venezuela.

URUGUAI:

Diego Perez: já havia referido que foi uma desilusão a selecção do Uruguai. Contudo, a ter de destacar alguém, gostaria de referir Diego Perez, jogador que actua no Mónaco. Este médio defensivo correu muito e tentou empurrar a sua equipa para a frente. É um jogador muito à semelhança de Petit do Benfica e foi, a meu ver, o melhor jogador do Uruguay.
Referência também para o lateral direito Carlos Diogo e para o ala Estoyanoff que estiveram particularmente activos no primeiro tempo.

Sem comentários: