quarta-feira, junho 06, 2007

UNIÃO DE LEIRIA: VERSÃO 2007/2008






Está praticamente definido o plantel da União de Leiria para a época 2007/2008. Com muitas saídas de jogadores que faziam parte do plantel da época anterior, o clube leiriense viu-se na "obrigação" de ir ao mercado, português e estrangeiro, de forma a arranjar soluções e alternativas credíveis, para "atacar" a próxima temporada de forma aguerrida. Com uma excelente campanha no campeonato transacto, primeiro com Domingos Paciência no comando técnico, e depois com Paulo Duarte a comandar a nau, os leirienses têm na manutenção o principal objectivo para a época que se avizinha, mas não descuram os lugares europeus, se houver essa possibilidade. O jovem técnico que vai pela primeira vez iniciar uma temporada como treinador principal de uma equipa, pretende um plantel de 24/25 jogadores, que seja composto por alguns atletas polivalentes, capazes de actuar em duas ou três posições diferentes. No que a mexidas no plantel diz respeito, destaque para alguns jogadores que abandonaram o clube, e que até tinham realizado bastantes partidas na última época. Mas o rigoroso tecto salarial imposto pela SAD, não deixa margem de manobra a alguns atletas, que, preferem procurar outras paragens, não abdicando de determinados valores mensais, que não são comportáveis pelo orçamento do clube, que será um dos mais baixos de sempre, e onde os jogadores mais jovens terão um plano de maior destaque.
No capítulo das saídas, fácil será de reparar que Harison, um clássico "número 10", é aquele que mais se destaca, uma vez que sendo um jogador com um tecto salarial muito acima da média, foi dado como transferível, ainda que tenho contrato, sendo por isso muito provável, que a SAD consiga um bom encaixe financeiro com a venda do brasileiro.
Também Paulo Gomes, um dos capitães de equipa vai deixar a cidade do Lis, sendo que o médio defensivo se encontrava em final de contrato e não houve acordo para a renovação.
A situação que também merece grande destaque, é a venda de Marcos António, esteio da defensiva na última temporada, mas que foi vendido aos franceses do Caen, por números a rondar os dois milhões de euros.
Os três jovens cedidos pelo F.C.Porto, regressam às origens, nomeadamente Bruno Vale, Paulo Machado e Ivanildo, enquanto que Eliézio, cedido pelo Cruzeiro aos Dragões, que por sua vez o colocaram em Leiria, também regressa ao Brasil.
Touré e Kata, são jogadores livres e podem procurar clube, ao passo que Valdomiro, não vingou, e apesar de ter ligação por mais um ano, é dado como transferível.
O facto mais curioso de todos os atletas que não continuam em Leiria, é, sem dúvida, o de Slusarski, ponta-de-lança polaco que foi o melhor marcador da equipa com 7 golos apontados, mas que, estando emprestado pelo Groclin, não foi accionada a opção, uma vez que os valores pedidos pelos polacos, saíam, claramente, fora do rigoroso orçamento.

Eis as alterações verificadas até ao momento no plantel:

SAÍDAS: Harison (?), Valdomiro (?), Kata (?), Paulo Gomes (?), Bruno Vale, Paulo Machado e Ivanildo (regressam ao FC Porto), Eliézio (regressa ao Cruzeiro), Slusarski (regressa ao Groclin, Polónia), Touré (?) e Marcos António (Caen, França).

ENTRADAS: Rafael Fava (ex-São Paulo, Brasil), Marco Airosa (regressa após empréstimo), Éder (sem clube), Tiago (ex-Boavista), Filipe Falardo (regressa após empréstimo), Maciel (ex-Sp.Braga, emprestado pelo FC Porto), Lee Dio (ex-Daejon Citizen, Coreia do Sul) e João Paulo (ex-Paços de Ferreira).

O início dos trabalhos está marcado para o dia 1 de Julho, sendo que o estágio de pré-época, será na Quinta do Pinheiro, entre os dias 7 e 14 do mesmo mês.

Sem comentários: