segunda-feira, janeiro 14, 2013

COMPLEXO

Portugal Soccer 

Mais do mesmo. A equipa do Benfica teima em não conseguir jogar o seu futebol contra o Porto. Naturalmente que há muito mérito do conjunto nortenho mas já era tempo da equipa encarnada, no seu reduto, entrar em jogo de uma forma mais assertiva e determinada. O complexo existe e o medo de perder é muito mais forte do que a vontade de ganhar. Um pouco à imagem do Real Madrid quando defronta o Barcelona. É pena mas pronto, fica o empate, um resultado que, face àquilo que têm sido os desfechos dos últimos anos, acaba por saber a algo positivo.

Desde já tenho a dizer que Vitor Pereira é um personagem com pouco nível. Quer ser uma espécie de Mourinho mas de especial tem muito pouco. A forma como aborda as conferências de imprensa quando não ganha e a maneira como trata o Benfica é algo francamente desprezível. Até tinha razão nas queixas de arbitragem mas a forma como se atirou a tudo e todos e os exageros na língua ilustram um pouco o seu carácter. De pessoa pequena!

Uma nota em relação aos onzes apresentados. O Benfica entrou com a táctica habitual e, se antes do jogo estava em crer que essa era uma hipótese interessante para abordar a partida, findados os 90 minutos fiquei com a sensação que frente a um trio fortíssimo como são os casos de Fernando, Moutinho e Lucho, exigia-se a presença de mais músculo no miolo. No pré-jogo pensei em André Gomes ao lado de Enzo, com Lima a assumir as despesas do ataque e, se calhar,  as coisas poderiam ter sido diferentes. Nunca saberemos. Aquilo que sei é que o Porto entrou melhor, chegou ao golo na primeira vez que foi à baliza adversária - algo que vem sendo habitual na luz - e teve sempre mais bola e melhor ligação entre sectores. Apesar de não estar totalmente convencido disso, a verdade é que hoje "ganharam pontos" aqueles que defendem que o Benfica tem melhores individualidades e o Porto melhor colectivo. O certo é que os azuis e brancos, pese a ausência de ocasiões de golo, foram sempre mais consistentes e mais agressivos na disputa dos lances. A segunda parte então, foi praticamente um monólogo, isto apesar da melhor ocasião de golo ter pertencido a Cardozo.

Prometeram muito os primeiros 20 minutos mas todo o resto foi marcado por um natural respeito e pela ausência de balizas. A liga fica na mesma, muito embora o Porto tenha adquirido uma ligeira vantagem em virtude do empate com golos no terreno do principal rival.

Destaques:

MVP Benfica: Matic. Grande golo e mais uma exibição tremenda no meio-campo. Deveria ter visto o segundo amarelo na segunda parte mas isso não mancha a sua atitude e entrega ao jogo. Um autêntico bombeiro naquele meio-campo.

MVP Porto: Alexsandro. Mais difícil de escolher o melhor jogador do Porto. Mangala, apesar de algo faltoso, esteve muito bem no centro da defesa e coloriu a sua exibição com um golo; Jackson esteve tremendo no ataque, ganhando muitas bolas no choque e revelando inteligência a segurar a bola, esperando apoios; Moutinho e Fernando estiveram ao seu nível no miolo; acabei por escolher o brasileiro porque foi completo a defender e foi sempre uma unidade perigosa no ataque. Rápido e sempre com a bola colada ao pé esquerdo, as suas acções trouxeram desequilíbrios e isso, neste tipo de jogos, é fundamental.

Sem comentários: