segunda-feira, janeiro 14, 2008

Bwin Liga: Benfica e Sporting perdem mais dois pontos



Na minha terra, a isto que se tem passado neste campeonato chama-se... PASSEIO AZUL E BRANCO. É clara a diferença de potencial do Porto para a concorrência. Num conjunto forte, sobressaem individualidades como Lucho Gonzalez, Lisandro Lopez, Bosingwa e Ricardo Quaresma, jogadores com talento mais que suficiente para actuarem nas melhores equipas da Europa. Qualquer um destes quatro tem feito a diferença mas, na minha opinião, esta dupla argentina tem sido de uma regularidade fantástica e tem mostrado uma incrivel cumplicidade de processos. O seleccionador argentino que coloque os olhos nestes dois porque, sinceramente, são dois atletas que reunem condições para lutar pela convocatória.



Relativamente a Benfica e Sporting, não há muito a dizer. O Benfica parece-me um pouco mais estável sob ponto de vista psicológico mas consegue apresentar um futebol ainda pior do que aquele que temos visto em terras leoninas. Há alguma qualidade se olharmos aos nomes que compõem o plantel mas o que vai ficando na memória dos adeptos jogo após jogo, jornada após jornada, é a falta de soluções de ataque, é a incapacidade de construir jogo, de encontrar um sistema que se enquadre com as características dos seus jogadores. Obviamente que este não é o plantel pedido por Camacho mas, na minha maneira de ver, o espanhol tem pecado por insistir num sistema de jogo (o seu favorito) que não é o ideal dado que há jogadores que não rendem neste modelo.
Vi com total naturalidade o jogo frente ao Leixões e não fiquei surpreendido com o que se passou. Ou muito me engano ou a época está completamente perdida. Ao contrário do Sporting, o Benfica nem sequer se pode queixar da falta de sorte. Para se ter felicidade é preciso procurá-la. A equipa de Paulo Bento tem andado à procura dessa sorte mas ainda não a encontrou. Já o Benfica, dizer que a equipa anda à deriva é um termo simpático. E quando já nem o treinador acredita nos seus jogadores...
Ainda em relação ao Sporting, o que salta à vista é que há jovens com valor no plantel mas, esse mesmo, é curto tendo em conta a ambição do clube. Também estou de acordo com os críticos que o modelo de jogo do Sporting está gasto. Não digo que não seja um sistema de jogo interessante mas, para se poder jogar dessa forma, é necessário ter laterais que ataquem muito e bem, é fundamental ter um "10" mais finalizador, é necessário ter alguém que, através da sua mobilidade, permita a Liedson andar mais perto da área, não se desgastando tanto em tarefas nas extremidades do terreno. Apesar de tanta condicionante, estou convencido que é mais fácil ao Sporting mudar o rumo dos acontecimentos do que propriamente o Benfica. Os jogadores conhecem-se bem, já jogam neste modelo de jogo há dois anos e têm apresentado mais soluções ofensivas do que o Benfica. E não nos podemos esquecer que uma equipa que tenha Liedson é sempre mais perigosa do que uma outra que tenha Nuno Gomes.

Sem comentários: