quarta-feira, janeiro 02, 2008

Sempre Ronaldo



Continua o futebol na liga inglesa e continua o show de Cristiano Ronaldo jogo após jogo. Seja em casa, seja fora, seja com o onze mais forte ou uma mescla de titulares com habituais suplentes, o nosso Ronnie está lá sempre e sempre em alta.

Quem acompanha regularmente o Manchester United, normalmente vê espectáculo e rejubila sempre que Ronaldo toca na bola. Me perdoem a sinceridade, que me desculpe Kaká, Messi e companhia mas, na minha opinião, Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do Mundo. Mais, dúvido que alguém tenha conhecido um jogador tão completo como o português. Maradona destacava-se pela qualidade técnica e pelo seu fenomenal pé esquerdo; Pelé era, segundo consta, um finalizador nato; O brasileiro Ronaldo, nos seus tempos de Barcelona, destacava-se pela sua velocidade, técnica e capacidade em finalizar; Kaká é um extraordinário jogador com uma capacidade de tiro e uma fascinante mudança de velocidade; Messi é um talento, um Maradoninha; Contudo, aquilo que uns tinham, os outros não tinham e vice-versa...

Falar de Cristiano Ronaldo é falar de um verdadeiro fora-de-série. Analisando especificamente os 3 jogadores considerados como os Melhores do Mundo, temos as seguintes conclusões:

- Capacidade técnica: No Mundo do futebol, só vejo 3 jogadores com uma qualidade técnica do nível do português: Ronaldinho, Robinho, Messi. Ainda assim, Cristiano Ronaldo e Messi são aqueles que mais recursos técnicos apresentam.

1º Ronaldo
2º Messi
3º Kaká


- Velocidade: Creio que Kaká é o jogador que melhor consegue correr em velocidade e com a bola controlada aos pés. Nesse capítulo, o brasileiro ganha para o português mas, sem bola, Ronaldo é claramente mais rápido.
Ainda assim, poucos no mundo têm esta faculdade. Messi também é um jogador muito esclarecido com a bola nos pés e ganha a Ronaldo nesse particular.

Velocidade com bola:

1º Kaká
2º Messi
3º Ronaldo

Velocidade sem bola:

1º Ronaldo
2º Messi
3º Kaká

- Remate de pé direito: Ronaldo é temível a rematar. Em força, em jeito, em "banana", o português consegue também neste aspecto fazer a diferença.
Comparativamente com Kaká e Messi, o argentino fica claramente para trás, Kaká apenas consegue igualar o português naqueles remates em jeito que efectua fora da área.

1º Ronaldo
2º Kaká
3º Messi

- Remate de pé esquerdo: Messi, apesar de esquerdino, não tem um remate muito forte. Diria até que Ronaldo tem mais força de remate de pé esquerdo do que o próprio argentino. Não é uma arma muito recorrente de Ronaldo mas, quando a usa, usa-a para fazer perigo. Apesar de tudo, Messi é esquerdino e, como tal, ganha neste particular.
Kaká não tem efectivamente pé esquerdo.

1º Messi
2º Ronaldo
3º Kaká

- Livres directos: Apesar dos três serem bons marcadores de livres, creio que não há dúvidas ao afirmar que Ronaldo é o melhor neste aspecto. Kaká também bate bem mas no seu clube não tem tanto protagonismo porque há um senhor chamado Andrea Pirlo.

1º Ronaldo
2º Kaká
3º Messi

- Jogo aéreo: Messi é pequeno e, como é óbvio, não tem possibilidades de recorrer ao jogo de cabeça. Quanto a Kaká, confesso que nem sequer me lembro do último golo que marcou de cabeça. Ainda assim, é claramente melhor que Messi neste item.
Creio que não há dúvidas ao designar Ronaldo como o melhor dos três a jogar de cabeça. Tem impulsão, tem um bom gesto técnico, é alto, ataca bem a bola, enfim, não é um Jardel mas é um bom cabeceador.

1º Ronaldo
2º Kaká
3º Messi

- Golos: Não tenho comigo presente dados estatísticos mas tenho a certeza que Ronaldo foi, dos três, aquele que mais golos fez em 2007. E se alguém tiver dúvidas em 2008 depois deste tremendo inicio de época...

1º Ronaldo
2º Kaká
3º Messi

- Títulos: Olhando para o ano de 2007, parece-me óbvio que Kaká foi aquele que mais vezes levantou um troféu. Ronaldo ficou-se pela Liga Inglesa, Messi nem a liga espanhola conseguiu.
Assim sendo, temos:

1º Kaká
2º Ronaldo
3º Messi

Depois de analisados vários items, parece-me perfeitamente lógico ao referir-me a Cristiano Ronaldo como o melhor jogador da actualidade Mundial. Mais, não estaria a fugir muito à verdade se dissesse que o Ronnie é o jogador mais completo desde que inventaram esta modalidade. Atenção que estamos a falar de um jogador de 22 anos.

Compreendo a escolha da Fifa ao designar Kaká como o Melhor jogador do Mundo. Afinal de contas, o brasileiro foi decisivo na Liga dos Campeões e ganhou vários títulos (isto apesar de não ter vencido a liga italiana). Agora, escolher Lionel Messi para segundo lugar sabendo que o argentino não ganhou nada e que inclusivé esteve mais de um mês parado devido a lesão... Parece-me de uma imprudência a toda a prova.

Mesmo contra as injustiças, Ronaldo tem mostrado todo o seu potencial e, jogo após jogo, jornada após jornada, não deixa de dar espectáculo seja de pé esquerdo, de direito, de cabeça, de calcanhar, de livre directo ou de penalty.
Que no Euro2008 tenhamos o verdadeiro Ronnie e, já agora, o verdadeiro Simão, o mágico Deco, o talentoso "Harry Potter" ou o sensacional José Bosingwa.

Sem comentários: