quarta-feira, março 11, 2009

VERGONHA



Mais uma goleada sofrida pelos leões num jogo em que mais uma vez ficou demonstrado que este Sporting é uma equipa banal. Por muito que custe ouvir, o Sporting para além de não ter equipa para andar na Europa, dificilmente será campeão com uma mescla de miudos e jogadores sem talento para vestir aquela camisola. Obviamente que todos nós conhecemos a política leonina mas o que é facto é que, apostando ou não na formação, a realidade é que o plantel leonino é muito mais fraco em qualidade e quantidade que o de Porto e Benfica. Depois, há outra questão: a insistência única e exclusivamente no losango como modelo de jogo é algo que me faz confusão. Toda a gente sabe como o Sporting joga. Não há variações, não há alternativas, enfim, faltam soluções a esta equipa e essas ainda se acentuam mais na ausência de Liedson, o grande jogador desta formação. Por último, um outro aspecto que se torna evidente contra equipas desta dimensão: os jogadores do Sporting são muito baixos o que permite aos adversários explorarem o jogo aéreo no limite. É rídiculo apresentar um onze em que apenas Tonel e talvez Derlei consigam dar luta nos lances de bola parada.

Para bem do Sporting e, diria até, do futebol português, é bom que o conjunto leonino reflicta sobre a estratégia a implementar no futuro. É de louvar esta constante aposta na formação. Agora, essa mesma tem de ser "contrariada" com vários jogadores experientes. Neste capítulo, mais uma vez, o Porto é exemplo. E é por isso que dificilmente vemos o conjunto nortenho ser "espezinhado" na Europa. Pode acontecer esporadicamente (o caso do Real Madrid) mas não de uma forma constante como aconteceu ao Sporting.

PS: Ainda antes da primeira mão, eram estas as minhas apostas: Bayern, Villarreal, Juventus, Porto, Man Utd, Juventus, Arsenal e Barcelona. Para já, apenas falhei na Juve (não há crise, os "blues" caem a seguir).

Sem comentários: