segunda-feira, fevereiro 21, 2011

EVIDENTE SUPERIORIDADE


Sporting 0-2 Benfica (Sálvio, Gaitan)

"UM NICO DE CLASSE"



- Roberto decisivo

- Luisão e Javi insuperáveis

- Gaitán MVP; Sálvio abriu a tampa

- Yannick o menos mau num total deserto de ideias da equipa do Sporting

- Grimi não pode estar nem mais um minuto num clube da dimensão dos "leões"

Grande, grande jogo (mais um!) da equipa do Benfica frente a um opositor que correu, transpirou muito mas que foi, efectivamente, inferior ao seu rival.
Tiro o meu chapéu a esta equipa "encarnada" que depois de um jogo tremendamente desgastante na 5ª feira frente ao Estugarda, apresentou-se em Alvalade com uma dinâmica de jogo muito boa e com uma enorme vontade de vencer. Até diria que, no primeiro tempo, o Benfica correu riscos desnecessários ao permitir contra-golpes ao Sporting quando já estava em posição de vencedor - mas a mentalidade de Jesus é mesmo esta: a ganhar por um golo, o passo seguinte é marcar mais um -.
Relativamente ao Sporting, revelou aquilo que, no fundo, vem demonstrando nesta época: limitações em certas posições do terreno - falta um matador, faltam jogadores de qualidade nos flancos e hoje faltou um lateral esquerdo de qualidade para travar Sálvio -, falta de trabalho ao nível das transições e falta de jogadores de qualidade no banco. Acrescentar ainda que não compreendo como é que Cristiano, acabadinho de chegar, apareceu neste jogo a titular à frente de, por exemplo, Diogo Salomão que, apesar de achar que ainda está longe de ser um valor seguro do nosso futebol, está mais ambientado à equipa, aos métodos do treinador e até fez algumas boas partidas de leão ao peito.

Quanto ao Benfica, que dizer do percurso desta equipa em 2011. Muitas vitórias consecutivas, grande dinâmica de jogo, bom futebol, enorme solidariedade entre todos os atletas, enfim, sensacional. Atenção que creio mesmo que o Benfica terá feito história ao, na mesma época, ter vencido no dragão e em alvalade, sem ter sofrido golos e em ambas as partidas jogando grande parte do tempo com 10 unidades.

Quanto aos melhores em campo, de Roberto - aquela defesa magistral a remate de Mati valeu pontos -, Luisão (gigante), Javi (inultrapassável) a Sálvio (motor no primeiro tempo), qualquer um destes ficava bem esse desígnio. No entanto, hoje o grande jogador foi Nico Gaitán que fez uma exibição extraordinaria. Um golo - algo feliz, há que referir -, uma assistência e um punhado de jogadas de grande classe fizeram a diferença. Sempre disse que estava ali um jogador fabuloso e mantenho essa posição. Quando deixar aqueles tiques de vedeta - alguma displicência aquando da perda da bola -, vai ser um caso sério.

A ver vamos como vão estas duas equipas responder na 5ª feira - Sporting em brasa e destroçado animicamente e Benfica muito desgastado fisicamente -. Ainda assim, preferia estar no lugar de Jorge Jesus. A equipa poderá estar pior sob ponto de vista físico mas ao nível mental respira confiança. Além do mais, frente ao Estugarda poderá haver magia com o regresso de "El Mago".

PS: O pior que o Benfica retira deste jogo é o facto de Maxi Pereira não poder jogar frente ao Marítimo em virtude do cartão amarelo. Vem aí Luís Filipe.

7 comentários:

Zé disse...

Este Sporting mete aflição...

EDUARDO MARQUES disse...

Já me começam a faltar palavras e adjectivos para qualificar as exibições colectivas e individuais do Benfica! Voltei a acompanhar a equipa, e enquanto puder, fá-lo-ei para todo o lado! Quanto ORGULHO, rapazes!!! OBRIGADO POR TUDO, CAMPEõES! O AMOR DA MINHA VIDA!!

Unknown disse...

Diz lá a verdade, quando o Gaitán fez o segundo, puseste ou não puseste toda a bancada a olhar para ti? :)

RobinHood disse...

Este blog tornou-se realmente um bordel de benfiquistas... quanta falta de perspectiva na análise ao jogo! O benfica saiu vencedor, por mero acaso, dum jogo contra aquela k eu considero uma ekipa perfeitamente banal neste momento... Sporting sem fio de jogo, zero de força anímica, -1 de na construção de trás prá frente e por ai fora... como é possivel rejubilar após uma vitoria dakelas e nestas circunstâncias... ontem foi a prova viva do porquê de ser o Porto o claro e inequívoco lider do nosso campeonato... pró ano há mais!

Unknown disse...

A minha satisfação não diz só respeito ao jogo de ontem - caso não saibas, são umas 15 ou 16 vitórias consecutivas e com um futebol de grande nível -. Mas sim, fiquei muito satisfeito porque ganhar um derby (e fora de casa) é sempre um excelente motivo para festejar.
Quanto ao bordel de benfiquistas e à falta de perspectiva na análise ao jogo, tens todo o direito de pensar dessa forma. Agora, se realmente te incomoda, saberás o que tens a fazer. Da minha parte, tenho muito orgulho na minha forma de estar e pensar futebol e aprecio bastante que haja desse lado alguém que, bem ou mal, interprete os meus pontos de vista. Se os comentar/criticar, melhor ainda. Como tal, volta sempre porque és bem-vindo.

RobinHood disse...

A minha critica foi obvia e claramente numa perspectiva intelectual... e foi isso mesmo, uma critica ás tuas palavras! "critica" no meu empoeirado dicionário, tende a ser construtiva... n encontro nenhuma definição que indique: concorde com os administradores de blogs independentemente de fazerem análises tendenciosas e com as quais discorda veementemente! Não me incomoda, nunca me incomodou e certamente nunca irá incomodar... denoto semelhanças entre esta administração e a actual do nosso governo e como tal "saberei o que fazer"... um bem haja caro amigo!

Unknown disse...

É como digo, uma coisa é achares que a análise que fiz ao jogo foi tendenciosa, outra coisa é dizeres que isto parece um bordel de benfiquistas e sem perspectiva na análise ao jogo. Parece parecido mas são duas coisas completamente distintas.
Percebo que aches que o Sporting perdeu por mero acaso e contra uma equipa que pouco ou nada fez para vencer. Tenho lido muitas opiniões de sportinguistas que não pensam o mesmo. Enfim, opiniões!

Gostava que aprofundasses mais a última frase do teu comentário. Com exemplos era mais fácil...

Um abraço!