sábado, outubro 27, 2012

TRANQUILO


Vitória tranquila do Benfica frente ao Gil, em virtude de uma excelente primeira parte e com uma entrada muito determinada no jogo. Lima foi a grande figura da partida com um golo e uma assistência, num jogo marcado pelas estreias na liga de Luisinho e André Gomes como titulares. 

E é isto, ficou provado que a equipa tem matéria e soluções. É interessante ver que, sem Luisão, Melgarejo, Nolito, Aimar, Martins e Sálvio, a equipa consegue apresentar alternativas credíveis. Naturalmente que há posições que precisam de ser melhoradas em Janeiro mas continuo na minha: o plantel tem qualidade e Jesus sabe o que está a fazer. Agora, também é como o técnico diz: na liga é uma coisa e na champions a realidade é outra. 

Destaques:

- Lima: o MVP desta partida. Fez a posição que tem sido feita por Rodrigo, isto é, atrás do avançado (Cardozo, desta feita). Uma vez que joga muito bem de costas para a baliza e é forte a explorar as costas dos laterais (especialmente o lado do defesa direito), foi com relativa facilidade que desempenhou aquela posição. Está a revelar-se determinante e, tal como Freitas Lobo afirma, nesta altura a questão é saber quem joga ao lado dele já que, por agora, é indiscutível.

- Luisinho/André Gomes: estreia a titular de ambos, colorindo o onze com salpicos de português. Ambos estiveram bem, principalmente em situações ofensivas (o Gil não criou grandes problemas). Luisinho é um lateral de qualidade e tem valor para discutir o lugar com Melgarejo. Faltar-lhe-á alguma agressividade mas é um jogador esforçado e com alguma capacidade técnica. Um jogador que não vai encher o olho mas que raramente irá comprometer.
Já André Gomes, apesar de ter falhado alguns passes, nota-se que tem personalidade e sabe "pisar". Não tenho dúvidas que vai ser muito útil ao Benfica e já se viu que caíu no goto de Jesus, algo que, acreditem, é uma vantagem.

- Enzo Perez: é um craque, não tenho grandes dúvidas. É uma espécie de "Izmailov do Benfica". Sabe passar, joga bem com os dois pés, facilmente se adapta a várias posições e tem uma inteligência a ler o jogo acima da média. Foi pena o duplo amarelo quando estava a ser um dos melhores em campo e que o vai impedir de defrontar o Guimarães na próxima ronda. 

- Garay: é impressionante a calma e a classe com que executa. A forma como limpa cruzamentos venenosos diz tudo da sua categoria. Um jogo perfeito esta noite.

- Ola John: não esteve mal o holandês. Nota-se que tem alguma qualidade técnica mas ainda é muito verde para entrar em jogos de grau de dificuldade elevados. Ainda assim, prefiro meia perna de John na ala do que o gordo a assumir essas funções. 

E pronto, três pontos importantes, a garantia de liderança por mais uma jornada e a sensação de que o plantel tem alternativas que, a qualquer momento, podem dar uma boa resposta.

Sem comentários: