segunda-feira, fevereiro 24, 2014

BENFICA 1-0 VITÓRIA DE GUIMARÃES

ANTOLOGIA SEM NOTA ARTÍSTICA




O título desta crónica pode parecer antagónico, mas não o é. Expliquemos: o Benfica venceu, esta noite, o V. Guimarães, por 1-0, com um golo de antologia de Lazar Markovic (onde é que vai parar este menino de apenas 19 aninhos?...), num jogo em que a nota artística foi das mais baixas de toda a temporada.
Porém, e nesta altura da época, os adeptos desejam ardentemente pontos e não exibições de gala. Foi precisamente o que fez o Benfica diante dos minhotos.
Sabendo de antemão que o FC Porto havia perdido na receção ao Estoril, os comandados de Jorge Jesus tinham pela frente uma grande hipótese de aumentar para 7 pontos a vantagem sobre os dragões, mantendo, além disso, o avanço de 5 pontos relativamente ao Sporting.
Talvez por essas razões as águias tenham preferido um jogo mais seguro, deixando de lado o futebol mais rendilhado. Mas a exibição menos conseguida do Benfica não pode ser dissociada da disciplina tática do adversário. Rui Vitória percebeu muito bem de onde vinha o maior perigo – dos passes curtos nas entrelinhas que os encarnados costumam realizar e, assim, abrir buracos nas defensivas contrárias -, e com a colocação de Leonel Olímpio e André Santos à frente do quarteto defensivo conseguiu, por diversas ocasiões, anular a manobra ofensiva do líder do Campeonato.
A juntar à ausência do castigado Nico Gaitán (Garay e Cardozo, ambos a recuperar de lesões, foram convocados mas acabaram por ficar de fora dos 18), e com Enzo Pérez menos ativo do que habitual, coube a Lazar Markovic, desde muito cedo, tentar desbravar o caminho para a baliza de Douglas. O jovem sérvio, tão inteligente quanto rápido, fugiu muitas vezes do flanco direito (onde tinha marcação cerrada de David Addy) para procurar zonas centrais e foi precisamente no meio que… esteve a virtude. Cinco minutos antes do intervalo, e depois de uma excelente assistência de Rodrigo, o prodígio dos balcãs, na cara de Douglas, picou, com um pormenor (ou pormaior?...) só alcance dos predestinados, a bola sobre o guardião brasileiro e depois só teve que encostar para, assim, inaugurar o marcador.
Com a vantagem no bolso, o Benfica preferiu, durante toda a segunda parte, tentar controlar o jogo – pese embora tenha disposto de algumas situações para aumentar a vantagem (a perdida de Lima é de bradar aos céus…) - mas, verdade seja dita, o conjunto encarnado esteve longe da qualidade de outras partidas. Por isso, o V. Guimarães, que continuou sempre muito organizado, acreditou sempre que podia fazer uma gracinha no Estádio da Luz, mas Maazou e companhia, pese embora alguns calafrios que causaram à defensiva benfiquista, nunca colocaram verdadeiramente em causa um triunfo justo, que oferece ao Benfica uma posição altamente privilegiada para conseguir recuperar o título de campeão nacional.

Jorge Jesus já afirmou publicamente que irá dar prioridade ao Campeonato, relegando para segundo plano tanto a Liga Europa como a Taça de Portugal e a Taça da Liga, mas a verdade é que o técnico encarnado tem ao seu dispor um plantel que lhe permite encarar o resto da época com uma enorme dose de tranquilidade e até entusiasmo. Caso, para os lados da Luz, não haja festejos antecipados como houve num passado bem recente, ninguém poderá ficar admirado se, no final da temporada, os encarnados voltarem às grandes conquistas. Os adeptos acreditam (mais de 35 mil espectadores estiveram esta noite na Luz, a uma segunda-feira à noite…), a onda vermelha está a crescer e os resultados continuam a aparecer. O Benfica está no caminho certo.  

Escrito por: Eduardo Marques

3 comentários:

doc disse...

Boas! Ontem, mais do que tentativa de controlar o jogo eu senti uma ansiedade e uma precipitação muito grande da equipa para marcar golo o que toldou o discernimento em vários lances. Mas a onda vermelha começa a crescer, com serenidade vamos trilhando o caminho pouco a pouco...

Unknown disse...

Amigo Doc, é sempre um prazer ver-te por aqui. Assim como também é um privilégio ter um jornalista do jornal "A Bola" a escrever no blog.

Sem dúvida, ontem foi um jogo difícil e, contrariamente ao que vinha acontecendo nos últimos jogos, sentiu-se alguma tremideira lá atrás. Mérito também do Vitória que fez um belo jogo.

Mas é como tu dizes, a onda está a crescer e a equipa está no bom caminho.

Um abraço!

doc disse...

Amigo Rocha, eu estou sempre atento ao que se passa aqui no blog, faz parte do ritual diário de leitura rápida das atualidades desportivas! Parabéns a ambos, boas crónicas! Grande abraço