domingo, fevereiro 23, 2014

UNIVERSO LEONINO


Mais uma vitória arrancada a ferros do Sporting. Com sorte mas também com mérito, diga-se. A importância de ter jogadores com capacidade para resolver no banco ajuda muito. Carrillo, Slimani e Mané entraram em campo e mudaram completamente o figurino do jogo. Ora, como nesta altura não importa muito a nota artística, o que fica são mais três pontos e mais uma jornada a alimentar o sonho. 

O problema de quem corre atrás (e já com uma diferença pontual considerável) é que, efectivamente, não tem margem de erro. Ao mínimo deslize, o sonho do título termina. E é por isso que não acredito nesta equipa do Sporting. Não reconheço qualidade e experiência suficientes a este plantel para fazerem uma ponta final imaculada. Mais do que os rivais perderem ou não pontos, creio que a falta de maturidade do Sporting virá a terreiro mais cedo ou mais tarde. Ainda assim, há que reconhecer que Leonardo Jardim está a superar todas as expectativas e, mesmo com opções iniciais profundamente discutíveis, lá vai levando a água ao seu moinho. E este trajecto leonino tem semelhanças com dois clubes que, curiosamente, acabaram por ser campeões quando também ninguém acreditava: o Benfica de Trapattoni com Mantorras a fazer de joker e o Boavista com Martelinho a ajudar Pacheco nos momentos apertados. Hoje em dia também ninguém reconhece favoritismo ao conjunto verde e branco mas já toda a gente viu que o madeirense tem uma arma secreta que causa o mesmo impacto que os atrás referidos. 

Termino com duas notas sobre dois jogadores: Carrillo e William Carvalho. Sobre o peruano, volto a bater na mesma tecla. É o único extremo do Sporting com talento puro e capaz de "tirar coelhos da cartola". Pessoalmente acho que os melhores jogadores devem entrar sempre de início mas se Jardim tem outras ideias para começar os jogos, ao menos que pense na "cobra" para a segunda parte. Não o ter colocado no derby foi, como já se viu nestes dois últimos jogos, um erro tremendo.
William Carvalho é um jogador de grande qualidade. Merece não só a ida ao Mundial como também o salto para um clube de topo europeu. E deixo-vos com a simples reflexão: independentemente de se concordar com a naturalização ou não de jogadores, estamos todos de acordo de que Fernando e William são os melhores trincos portugueses. Se ambos forem chamados, não acham que Paulo Bento deveria inverter o triângulo do meio-campo? Imagino que um trio composto por Fernando, William e Moutinho aumentasse consideravelmente as nossas hipóteses de ombrear com a Alemanha, por exemplo. Depois, uma frente ofensiva rápida e móvel composta por Nani, Ronaldo e Rafa poderia fazer a diferença. Mas isto sou eu a divagar, até porque nem acredito que alguns dos nomes que referi venham a integrar o grupo. Um pena.


Sem comentários: