terça-feira, fevereiro 11, 2014

MUNDIAL COM ELE


Começo pelo óbvio: custa-me a entender como é que um seleccionador que até está a par do futebol português se esquece de um jogador como Enzo Perez. Que exibição (mais uma!) do argentino. A encher completamente o campo e a mostrar uma gana e uma vontade de vencer fora do comum. A emoção com que celebrou o seu golo demonstra bem todo o seu crer e toda a sua dedicação dentro de campo. Ah, o golo... fa-bu-lo-so. Pressão alta, roubo de bola, transporte do esférico em velocidade, capacidade de drible e um remate colocado e com intenção com o seu pior pé. Tudo dito. Um jogador fantástico (mais um com dedo do mister) e, mais uma vez, o justíssimo prémio de MVP.

Ainda sobre as escolhas de Sabella, pode também meter os olhos num tal de Nico Gaitán. Uma vez mais, abriu o livro e espalhou magia. E tão bom que é ter um jogador com talento para resolver este tipo de jogos, talento esse que, muito honestamente, não esteve presente no outro lado. Mantenho aquilo que sempre disse, Carrillo poderia ser esse jogador mas Leonardo Jardim assim não o entendeu.

Já o vinha defendido há muito e ontem deu-se a prova disso: é gritante a diferença de qualidade entre um plantel e o outro. Mérito para Leonardo Jardim que tem feito milagres. Basta ver o exemplo das ausências de Jefferson e William Carvalho. Jardim teve de adaptar dois jogadores e a equipa quebrou precisamente por aí. Já Jesus, sem o seu melhor jogador (Sálvio) e o seu melhor marcador dos últimos anos (Cardozo) - já para não falar em Matic -, conseguiu apresentar soluções que acrescentaram valor à equipa. Fejsa, por exemplo, fez um jogo tremendo. Recuperou bolas que se fartou e teve ainda a capacidade para sair a jogar sempre com critério. Já Markovic, voltou a mostrar melhorias no aspecto táctico e a velocidade e as diagonais que trouxe ao jogo baralharam por completo os defesas leoninos. Finalmente na frente, tivemos uma dupla que, pese embora pouco eficaz na hora da finalização, foi muito importante pela luta, pela disponibilidade com que se entregaram ao jogo, pela pressão alta e pelas suas movimentações que permitiram a homens como Gaitán, Enzo ou Markovic correrem com bola sempre com espaço para o fazerem.

Ainda que possam ter chamado menos à atenção, importa salientar as boas exibições de Siqueira e Maxi (ainda que com algumas falhas defensivas) e as tremendas prestações de Garay e Luisão. O capitão, nomeadamente no primeiro tempo, foi mesmo um gigante, cortando todas as iniciativas quer pelo chão quer pelo ar.

Três pontos muito saborosos, uma excelente exibição e moral em alta para atacar os próximos compromissos. Segue-se uma difícil deslocação a Paços de Ferreira. Sem o motor Enzo Perez, cabe a Rúben Amorim ou André Gomes assumirem o jogo. E o melhor elogio que se lhes posso fazer é que, mesmo sem o grande Enzo, estou descansado porque sei que a matéria prima que está no banco me/nos dá/dão garantias.


Sem comentários: