terça-feira, março 06, 2007

Bwin Liga: Sporting deixou dois pontos em Leiria



U.LEIRIA 0-0 SPORTING

O Sporting empatou em Leiria a zero e disse praticamente adeus ao título. Não acredito que, em tão poucas jornadas para o final e com tantas deslocações de elevado grau de dificuldade, o Sporting consiga ultrapassar não um mas sim dois adversários. Apesar de matematicamente ainda ser possível, só com muita felicidade e muitos azares para Porto e Benfica é que a equipa de Paulo Bento poderá chegar lá. Os leões terão que contentar-se com a Taça de Portugal onde aí sim, têm tudo para ganhar. O sorteio mais uma vez foi-lhes favorável já que jogam em casa e com o adversário mais fácil dos três que poderia ter saído, isto, partindo do princípio que o Braga elimina a sensação chamada Varzim.

Relativamente ao jogo de Leiria, creio que o Sporting não venceu mas fez tudo para conquistar a totalidade dos pontos em disputa. Se com onze unidades em campo, a equipa de Paulo Bento já havia mostrado uma boa entrega, com a expulsão (justa!) de Liedson, os jovens jogadores leoninos uniram-se e arrrancaram para um jogo de uma enorme atitude à qual só faltou o golo da vitória. Ainda em relação ao lance capital deste encontro, na minha opinião, o árbitro expulsou bem Liedson porque este agrediu Rossato mas deveria ter expulsado o lateral brasileiro unionista já que o mesmo tentou agredir Liedson.

Com uma unidade em campo durante 70 minutos, tal como havia acontecido com o Porto, a União de Leiria mostrou-se sempre mais preocupada em não sofrer do que propriamente atacar o jogo em busca da vitória. Esperava-se mais deste Leiria que, ao contrário das épocas anteriores, aparece sempre muito receoso sempre que enfrenta os denominados "grandes". Ainda assim, por mérito de Fernando e com alguma ineficácia do Sporting à mistura, os leirienses conquistaram mais um ponto na sua importante luta pelos lugares de acesso às competições europeias.

Ainda em relação ao Sporting, parece-me que faltou alguém para empurrar a equipa, isto, a nível de meio-campo. João Moutinho, para mim, realizou uma exibição monumental, foi, sem dúvida, o melhor jogador em campo, mas, foi sempre pouco para aquilo que o meio-campo do Sporting tem obrigação de produzir. Parece-me que a ausência de Miguel Veloso fez sentir-se em Leiria. Estou em crer que o Sporting é 20 ou 30 porcento melhor com Veloso em campo do que com Custódio ou Paredes, jogadores que se juntam muito aos centrais e praticamente abdicam de incorporar-se nas movimentações ofensivas da equipa.

Neste contexto, o Sporting, de forma injusta, perdeu dois pontos em Leiria, provavelmente perdeu o seu melhor atacante para os próximos dois jogos e, com tantos azares e tantos deslizes, o que é certo é que o campeonato parece ser uma mera miragem para os lados de Alvalade.

Sem comentários: