domingo, março 18, 2007

Bwin: Sporting feliz ganha no Dragão!



FC PORTO 0-1 SPORTING

JOGO DECIDIDO NO (PIN)TELLO




Que grande vitória do Sporting no dragão. A equipa leonina, contra todas as expectativas, bateu o pé ao FC Porto e recolocou-se na luta pelo título. Agora, a 6 pontos, a missão é difícil mas não é impossível como praticamente o era em caso de uma não vitória neste jogo.
Num jogo equilibrado, o Sporting acabou por ser mais feliz e venceu graças a um grande golo de Rodrigo Tello na transformação de um livre directo. Não só mas também pelo golo, parece-me que Paulo Bento percebeu finalmente que num sistema de 4-4-2 losângo, os laterais têm de ter uma tremenda vocação ofensiva. Pois bem, uma coisa é jogar Caneira, Miguel Garcia ou até Ronny, outra coisa é jogar Tello à esquerda e Abel à direita. Na minha opinião, o Sporting rende muito mais com esta opção mais atacante.
Ainda em relação ao Sporting, há outro pormenor que me parece fundamental para o futebol leonino. Paulo Bento, quanto a mim, mais uma vez bem, decidiu-se pela inclusão de Caneira como defesa central em detrimento do lesionado Tonel, isto com o propósito de manter Miguel Veloso como médio defensivo da equipa. Pois bem, jogar Veloso a trinco é uma coisa, jogar Paredes (pesado, sem ritmo e sem colaboração ofensiva) ou Custódio (mais leve mas menos esclarecido que Paredes) é outra completamente diferente. Mais, diria que, neste momento, o grande jogador para o futuro leonino é precisamente Miguel Veloso. Tudo bem que há efectivamente João Moutinho mas estou em crer que o jovem esquerdino pela sua complexão física e pela sua altura tem mais hipóteses de chegar a um grande colosso europeu do que o próprio Moutinho. Se tivesse de escolher um jogador do Sporting para o "meu" Manchester United, a escolha recaía de caras em Miguel Veloso.

Quanto ao jogo propriamente dito, confesso que só vi os últimos 15 minutos, altura em que o Sporting já vencia por uma bola a zero. Nesse período o Porto tentou tudo de modo a conseguir o empate mas só por uma vez o ia conseguindo. Numa falha de Caneira, Quaresma aproveitou e rematou colocado para uma enorme defesa de Ricardo.
De salientar ainda que Yannick teve uma excelente oportunidade para acabar com o jogo mais cedo. Valeu Helton que fez valer toda a sua capacidade.
Ao que parece, o jogo acabou por ser repartido, sendo que o Sporting esteve melhor na primeira parte e o FC Porto com melhorias evidentes na segunda. Talvez o empate fosse o resultado mais justo mas, Tello, ao seu estilo, acabou por desequilibrar a balança a favor do Sporting.
Ainda há vida para os lados de Alvalade.

2 comentários:

Anónimo disse...

na equipa do Sporting que chegou ao fim do jogo estavam nove jogadores portugueses e, mais importante ainda, do meio-campo para a frente, os seis atletas foram todos formados no Sporting. Feitas as contas, Miguel Veloso, Custódio, João Moutinho, Pereirinha, Nani e Yannick custam ao Sporting 120 mil euros mensais, verba que é equivalente ao vencimento mensal de Ricardo Quaresma (também ele formado em Alvalade…). Dá que pensar…

Unknown disse...

O formarem jogadores da casa é muito bonito mas é importante também haver uma mescla de juventude com experiência. Na minha opinião, o Sporting tem falhado nesse aspecto. Não há uma voz de comando, não há um lider dentro da equipa. O João Moutinho não pode ser o patrão da equipa nem muito menos ser o lider com 20 anos.
Depois, tal como acontece no Benfica, a equipa do Sporting é desequilibrada. Falta um ponta de lança para ajudar Liedson e faltam extremos.