domingo, novembro 16, 2008

Sensacional Leixões vence em Alvalade

Sporting 0-1 Leixões
(Roberto Sousa)



Depois do dragão, José Mota e os seus pupilos voltaram a fazer história ao vencer em pleno Alvalade XXI. Arrisco desde já dizer que, seguramente, mais nenhuma equipa conseguirá, esta temporada, somar a totalidade dos pontos em disputa nas casas destes dois grandes portugueses. O Leixões fê-lo e, obviamente, está de parabéns.

Numa breve pincelada sobre a partida, diria que o resultado acaba por ilustrar aquilo que se passou ontem em Alvalade. O Sporting fez uma primeira parte razoável - teve duas boas ocasiões para marcar e, de certa forma, dominou o jogo - e teve uma segunda parte surreal, digna de um clube que luta para não descer. Falta de agressividade, sem fio de jogo e com um futebol bastante previsível. É verdade que, aqui e ali, o conjunto leonino dispôs de algumas ocasiões de golo - Beto, guarda-redes leixonense, esteve fantástico - mas, valha a verdade, só com remates de longe ou jogadas algo atabalhoadas é que o perigo rondou a baliza dos matosinhenses. Por sua vez, o Leixões, não tendo sido tão atrevido como no dragão, desta feita teve o mérito de defender bastante bem e de agarrar, com "unhas e dentes", o duplo-brinde de Izmailov e Rui Patricio que valeu a Sousa o único golo do jogo.

OS MELHORES DE ALVALADE: (0-10)

Sporting:

Daniel Carriço (5,5): Excelente estreia do miudo. É verdade que foi substituido mas, na minha opinião, realizou uma bela primeira parte. Seguro a defender, rápido na antecipação, teve na cabeça uma das melhores oportunidades do Sporting no primeiro tempo. Promete.

Izmailov (5): É verdade que apareceu a espaços mas a sua velocidade e a sua mobilidade dão outra dinâmica ao meio-campo do Sporting. Foi, talvez, o jogador mais esclarecido do meio-campo para a frente.

Leixões:

Beto (8): Defendeu tudo o que havia para defender. Apenas lhe detectámos uma falha no jogo, precisamente no lance em que Carriço se antecipou e quase fez golo. Sem dúvida, o guarda-redes mais em foco neste princípio de época.

Hugo Morais (7): Grande jogo deste médio interior esquerdo. Grande pé esquerdo, excelente qualidade de passe e muito bom a nível táctico. Foi uma peça chave no meio-campo leixonense.

Sem comentários: