domingo, novembro 30, 2008

What else?




Treze jogos, dez vitórias, dois empates e uma derrota. Eis o lider da liga espanhola, o Barcelona, que depois de apenas ter conquistado um ponto nas duas primeiras jornadas, arrancou para uma série de dez triunfos (nove consecutivos) e um empate na semana passada ante o Getafe. Depois de um início menos bom, o Barcelona arrancou no campeonato e também na Liga dos Campeões. Em ambos os casos, é lider de forma incontestável.

Apesar de ser simpatizante do Sevilha, sempre gostei do Barcelona. Não estarei longe da verdade se disser que foi a primeira equipa que aprendi a apreciar no estrangeiro, isto ainda nos meus tempos de infância. Serve isto para dizer que, por esta altura, comparo muito esta equipa (espectáculo garantido) com aquelas dos anos 90, primeiro com Ronaldo e depois com Rivaldo. Nesta espécie de triângulo amoroso, há efectivamente um nome em comum: Josep Guardiola. O agora treinador do Barcelona foi e será sempre recordado por todos aqueles que, tal como eu, viviam de uma forma intensa aqueles anos fantásticos do Barça. Lembro-me perfeitamente que os jogos eram sempre transmitidos na TVI e eu fazia questão de não perder nenhum jogo desta grande equipa. No meu quarto, bem em cima de mim, estava um poster que ainda hoje guardo com carinho daquele que, até há bem pouco tempo, considerava ser o jogador mais espantoso (até ver CR7 e Messi) que eu alguma vez havia visto jogar: falo-vos de Ronaldo, o fenómeno.

Ainda que de uma forma não propositada, é curioso que tenho 4 camisolas do Barcelona. Um pertence, claro está, a Ronaldo ("9"), outra a Rivaldo ("10"), uma outra com o "7" de Luis Figo e a última, de Ronaldinho ("10") adquiri-a na viagem que fiz a Barcelona para ver o Benfica para a Champions. Ou seja, possuo as camisolas dos 4 melhores jogadores que passaram pelo clube catalão nestes últimos anos. Muitos nomes poderia incluir nesta lista (De la Peña, Koeman, Stoichkov, Luis Enrique, Romário, Kluivert, Xavi) mas, na minha opinião, as 4 camisolas que tenho são precisamente dos 4 melhores jogadores que vi jogar no Barcelona. Naturalmente que esta minha última afirmação carece de actualização já que, como é óbvio, há um quinto elemento que naturalmente tem de se juntar aos quatro mágnificos: Lionel Messi.

Numa altura em que se fala do melhor jogador do Mundo, confesso que este mesmo assunto torna-se difícil de analisar quando temos dois jogadores da categoria de Cris Ronaldo e Lionel Messi. Sinceramente, tenho para mim que Ronaldo é o jogador mais completo do Mundo. Joga bem de cabeça, remata com os dois pés, marca livres, penalties, é bastante rápido com e sem bola, tem técnica apuradíssima, tem uma mentalidade muito forte, portanto, é um fora-de-série e é completo. Já Messi, não é forte de cabeça, não tem um remate por aí além, não joga com o pé direito da mesma forma que trata a bola com o pé esquerdo mas tem uma coisa que se calhar Cristiano Ronaldo não tem: joga bem em todos os jogos, em todas as competições, contra quem quer que seja ou onde quer que seja e tem uma intima ligação com a bola como nunca vi alguém ter (lamento mas não sou do tempo de Maradona). Agora pergunto: pesando estas duas situações, quem é o melhor jogador do Mundo? Se a pergunta fosse a respeito do mais completo eu saberia responder. Agora, sobre o melhor do Mundo a coisa torna-se mais complicada...

Independentemente dessa questão do melhor jogador do Mundo, há dois aspectos que gostaria de dizer: em primeiro lugar, Messi e Ronaldo jogam nas equipas que mais espectáculo conseguem dar. Seria fantástico assistir-mos, esta temporada, a uma final europeia entre estas duas equipas. Ainda a respeito de Messi, quer o argentino quer a própria equipa estão a introduzir em mim aquele mesmo efeito que a equipa de Guardiola, Figo e Ronaldo o faziam quando era mais garoto: fosse onde fosse o jogo, não podia perder este espectáculo. Garantidamente iria ver fintas novas e golos, muitos golos; Por último, sem querer fazer a difícil escolha entre Messi e Ronnie, gostaria apenas de manter a ideia que tenho há muito tempo: Kaká é um extraordinário jogador mas está uns furos abaixo dos seus principais rivais.

PS: Eto'o (14) e Messi (9) levam já mais de metade dos golos da equipa do Barcelona (40). Ora, uma equipa marcar quarenta golos em apenas treze jogos é algo absolutamente fantástico. Que diferença entre o Barcelona e o Real Madrid, uma equipa que está muito abaixo do seu maior rival.

Sem comentários: