sexta-feira, janeiro 16, 2009

OLHÓPLAYER


NOME: Mauro ZARATE
POSIÇÃO: Extremo-avançado
CLUBE: Lázio
IDADE:
21 anos (18-04-1987)
NÚMERO: 10



O jogador em análise nesta edição do OlhóPlayer está longe de ser um desconhecido. Muitos começam a ouvir falar de Mauro Zarate devido às excelentes prestações que tem vindo a fazer no seu actual clube, a Lázio de Roma. Contudo, para os mais atentos do blog, este nome foi por mim referenciado, aquando do Mundial de sub-20, em 2007. Na altura, pelos melhores e piores motivos. Creio que foi titular nos dois primeiros jogos, sendo que, ao segundo, saíu lesionado e só voltou a actuar na final. Digo melhores e piores motivos porque a sua lesão, um aspecto sempre menos bom, levou a que Di Maria formasse dupla com Sérgio Aguero e, devido às suas excelentes prestações, viesse para o Benfica a mando de Fernando Santos. Naquilo que pude observar, Zarate pareceu-me, desde logo, um jovem cheio de talento. Uma vez que Aguero já era conhecido, tinha curiosidade em conhecer outras jovens pérolas argentinas e, nada melhor que observar um Mundial de sub-20 - procurarei também acompanhar o próximo Mundial de sub-20 onde, entre outros, está o nosso conhecido Urreta -. Pelos vistos, Zarate era mesmo um nome a fixar.

Não sei se aqueles que lêem o blog têm o mesmo hábito que eu mas, efectivamente, há equipas que, mesmo não me dizendo muito, pelo facto de terem um ou outro enorme jogador, fazem com que eu sinta especial interesse em visionar um qualquer jogo dessa mesma formação para poder assistir quase que unica e exclusivamente ao talento desse(s) jogador(es). É o caso de Mauro Zarate e da Lázio. Em Itália gosto particularmente do Inter de Milão mas, sempre que posso, tento ver na Internet ou na televisão jogos da Lázio porque sou fã deste número "10" argentino. E não é de agora que vem a admiração pelas qualidades de Zarate. Posso dizer-vos que cheguei a ver na parabólica dois ou três jogos do Al-Sadd - equipa que ainda detém os direitos desportivos do jogador - porque para além de ser uma equipa com alguns jogadores conhecidos (Felipe, ex Vasco da Gama e Flamengo, Carlos Tenório (avançado do Equador) e o treinador era Co Adriaanse), tinha na frente de ataque um jogador que claramente se evidenciava em relação aos demais: precisamente, Zarate. Ainda antes de falar dos atributos do argentino, devo dizer-vos que há três avançados muito parecidos que, no meu entender, vão, a qualquer momento, explodir no futebol europeu: Zarate, Benzema e Luis Suarez.

Ora bem, falar de Mauro Zarate é falar de um crack que, no meu entender, tem futebol para jogar num Barcelona, Real Madrid ou Manchester United. Falou-se em Dezembro do interesse do Real Madrid em Zarate (ainda antes da contratação de Huntelaar) e agora em Janeiro também já ouvi rumores em como o Manchester City terá mostrado interesse nos serviços do argentino. Creio, no entanto, que o mesmo vai continuar na Lázio até ao final da temporada.
Para terem uma ideia da importância que o "10" tem no clube laziale, nos 18 jogos para a liga italiana realizados até ao momento, Zarate foi titular em todos eles, tendo já marcado 8 golos. Para um jogador que chega por empréstimo e a um difícil futebol italiano, acho que é notável. Além dos muitos golos que já marcou (não sendo um puro avançado), tem já um considerável número de assistências (ver aqui). Ainda este fim-de-semana fez dois primorosos passes para Pandev, com duas jogadas fabulosas.

Falando especificamente de Zarate, diria que o argentino é um jogador fora do vulgar. Não é um ponta-de-lança, também não é um extremo puro e, apesar de jogar com o "10", não é propriamente um médio ofensivo que goste de jogar nas costas do avançado. Zarate é mais um extremo-avançado, se assim se pode dizer. Começa muitas vezes os jogos como atacante mas, à medida que o tempo vai passando, o argentino tem tendência a cair nas linhas, especialmente na esquerda. Em situações onde o resultado é adverso, o técnico da Lázio opta quase sempre por lançar Rocchi na frente de ataque, passando Zarate para extremo, sendo que o mesmo tem a liberdade para ir ao meio-campo buscar a bola e organizar o jogo da equipa.
Zarate tem como seu ponto forte a capacidade técnica. É um driblador nato e tem a particularidade de usar a velocidade ao executar as suas jogadas. Além disso, tem um bom remate, é o marcador de penalties da equipa e também marca livres.

Mauro Zarate tem um "problema" que pode ser interpretado de forma positiva ou negativa por diferentes adeptos. O argentino recorre quase sempre ao dribble. À boa maneira sul-americana, Zarate gosta de fintar e, essencialmente, gosta de pegar no jogo e correr riscos. Naturalmente que perde algumas bolas no duelo individual e isso nem sempre é visto da mesma maneira por parte dos adeptos. O que é certo é que na Lázio, o treinador dá-lhe toda a liberdade para colocar em campo toda a sua criatividade e a verdade é que os resultados têm sido muito bons. Não tenho dúvidas que Zarate é, actualmente, o melhor jogador da equipa e é ele o principal dinamizador do ataque. Eu gosto da sua maneira de jogar e creio que os verdadeiros amantes da modalidade também gostam de ver "artistas" dentro do campo. A impervisibilidade é algo que me fascina no mundo da bola e Zarate tem-no numa dose bastante elevada.

VIDEOTECA:


Sem comentários: