domingo, janeiro 11, 2009

Sempre Liedson

Sporting 2-0 Marítimo
(Vuk, Liedson)

Pouco ou nada vou falar sobre o jogo porque, sinceramente, apenas vi breves momentos do mesmo. Mais uma vitória (aparentemente) tranquila do Sporting que confirma o bom arranque em 2009. Mais uma vez, Paulo Bento vai estar confortavelmente no seu sofá a ver o que Porto, Benfica e Leixões vão fazer na jornada. Goste-se ou não se goste do nível futebolístico apresentado pelos "leões", a verdade é que as vitórias estão a aparecer, a estabilidade defensiva também parece ser uma realidade e, como tal, o mais importante está a ser conseguido.

Este foi mais um jogo em que Liedson teve um papel fundamental. Desta vez, ficou-se por uma assistência primorosa para Vukcevic e mais um golo para juntar à conta pessoal. Ora bem, na minha opinião, estamos perante um jogador de top mundial. Ele já provou na liga portuguesa, na uefa, na champions, até contra o incrível Barcelona marcou, enfim, tem uma relação com a baliza contrária como poucos têm. Não compreendo como é que este brasileiro ainda joga no campeonato português - estas palavras também encaixam na perfeição em Lisandro López -. O único contra que vejo é o facto de Liedson ter 31 anos. Ainda assim, parece-me que o "leve" tinha todas as condições para fazer duas ou três épocas de grande nível num grande clube europeu. E, sinceramente, merecia-o. Se repararem bem, temos vários casos de jogadores mais velhos que Liedson a jogarem em grandes colossos europeus: Nistelrooy, Júlio Cruz, Crespo, Henry, Inzaghi, entre outros, são jogadores de eleição mas que tiveram a felicidade de poder mostrar todo o seu potencial em clubes de grande nomeada. Não sei se Liedson chegaria aos números que os mesmos tiveram pelos clubes onde passaram mas, não tenho dúvidas, caso tivesse sido (ou caso seja no futuro) contratado por um grande europeu, possívelmente mostraria toda a sua arte já que é daqueles que, na China, em Portugal ou em Itália, não engana.

Ainda a respeito de Liedson, gostaria de deixar bem vincado que discordo totalmente com alguns entendidos que o "31" tem de jogar sempre num sistema com dois avançados - o próprio Paulo Bento já o disse -. Pois bem, não concordo. Aceito plenamente que Liedson renda mais com um avançado a seu lado. No entanto, dadas as características do brasileiro, parece-me que a facilidade em "empurrá-la" para o fundo das redes num sistema com alas (4x3x3) seria (quase) igual. Liedson é um jogador inteligente, móvel, nunca desiste de um lance, consegue fugir quase sempre à marcação cerrada dos centrais e, mais importante que isso tudo, tem um incrível sentido posicional e uma excelente impulsão que lhe permite marcar muitos golos de cabeça. Perante tanta qualidade e perante a astúcia deste dentro da área, acho perfeitamente ridículo dizer-se que Liedson não pode jogar sozinho na frente de ataque do Sporting. Sozinho ou acompanhado, é como digo, estamos perante um grande jogador e, volto a dizer, mesmo aos 31 anos, merecia jogar num grande clube inglês, espanhol ou italiano.

PS: Falei de Liedson mas também podia falar de Lisandro, um jogador de top que, incrivelmente, continua a pisar os relvados portugueses. O argentino tem duas vantagens em relação ao brasileiro: tem 25 anos (é mais novo) e também pode jogar como extremo. Duvido que o Chelsea pense em Lisandro já que seguramente o seu treinador não o conhece. Uma vez que o Manchester gosta sempre de "pescar" talentos em Portugal, recomendo este jovem talento. É, na minha opinião, superior a Carlos Tevez.

Sem comentários: