terça-feira, fevereiro 10, 2009

CAMPEONATO SUB-20 SUL-AMERICANO: RESCALDO



Terminou na madrugada de segunda-feira o campeonato sul-americano de sub-20. Tal como havia dito, o Brasil foi um justo campeão, isto apesar de ter terminado a prova com uma derrota (1-0) frente ao Paraguai, num jogo em que apenas servia para cumprir calendário, isto, na perspectiva brasileira. Já o Paraguai, com esta vitória - apesar do empate ser também um resultado que interessava - conseguiu carimbar o passaporte para o Mundial de Sub-20 e, incrivelmente, até logrou ficar na vice-liderança da prova.

APURADOS PARA O MUNDIAL:

- Incrivelmente, a Argentina está fora do Mundial. Para quem não sabe, a selecção alvi-celeste ganhou 5 dos últimos 7 campeonatos do Mundo nesta categoria. A verdade é que vi uma série de jogos dos argentinos e estes nunca conseguiram mostrar um colectivo forte e realmente capaz para lutar pelo título. Creio até que o melhor jogo da Argentina terá sido frente ao Brasil, num encontro em que, apesar do resultado desfavorável (2-0 para o Brasil), os brasileiros nunca conseguiram impor o seu futebol e só através de uma grande penalidade duvidosa é que se adiantaram no marcador.

- Os quatro apurados acabaram por ser o Brasil (campeão), o Paraguai (vice-campeão, o Uruguai e a surpreendente Venezuela que aproveitou o factor casa e conseguiu, pela primeira vez na sua história, apurar-se para um Mundial.

AS FUTURAS VEDETAS:

- É sempre complicado dizer que este ou aquele jovem jogador vai ser um valor seguro no futuro. Há muitas variáveis para que tal possa vir a acontecer. Depende da mentalidade do mesmo, da evolução física, técnica e táctica, da sorte, da adaptação à Europa ou a uma outra cultura, enfim, uma panóplia de situações que já todos nós conhecemos. Ainda assim, aqui fica a lista dos jogadores que mais me chamaram a atenção:

BRASIL:

- DOUGLAS COSTA (18 anos, Grémio): Joga como médio de ataque. Já tinha ouvido falar deste jovem jogador e confesso que tinha alguma curiosidade em vê-lo jogar. Não há dúvida que tem um fabuloso pé esquerdo já que tem qualidade técnica e é exímio nos lances de bola parada. Pareceu-me, no entanto, algo deslocado desta selecção brasileira. Falta-lhe muito trabalho sob ponto de vista táctico e fisicamente ainda tem de crescer. Faz-me lembrar um pouco o Anderson, versão FC Porto.

- WALTER (19 anos, Internacional): Um avançado puro. Não é um sobredotado sob ponto de vista técnico, muito embora tenha capacidade de drible. O seu ponto forte está na movimentação de costas para a baliza e na sua facilidade de remate. Tem um excelente pontapé e foi através dessa arma que marcou muitos dos seus golos nesta competição. Foi o melhor marcador da prova com 5 golos.

- GIULIANO (18 anos, Paraná): Médio Centro. Para mim, o jogador que mais me encheu as medidas neste campeonato. Joga como médio centro, muito embora em grande parte dos jogos funcionasse como um interior esquerdo, apesar de ser destro. Para os leitores terem uma ideia mais precisa em relação a este brasileiro, diria que é uma espécie de João Moutinho. Creio que foi titular em todos os jogos e, em todos eles, o seu rendimento foi altíssimo. Corre que se farta, recupera bolas, constroi, sabe discernir quando é necessário aumentar ou diminuir ritmos, enfim, muito honestamente, nem parecia um jogador brasileiro tal a sua cultura táctica. Se me perguntassem qual o jogador que eu acreditava que, no futuro próximo, iria vingar na Europa, eu diria claramente Giuliano.

ARGENTINA:

- Naturalmente que não é fácil destacar nomes nesta selecção já que toda ela esteve muito abaixo das suas capacidades. Ainda assim, houve uma ou outra individualidade que se destacou:

FRANCO ZUCULINI (18 anos, Racing): Médio Centro. Jogador inteligente com bola, o tipico médio centro argentino. Falta-lhe alguma agressividade mas mostrou bom manejo da bola e simplicidade de processos.

EDUARDO SALVIO (18 anos, Lanus): Extremo-avançado. Sem dúvida alguma, o melhor jogador desta selecção argentina. No primeiro jogo actuou como extremo direito e foi o único a tentar levar a equipa para a frente. A partir daí, jogou como avançado, sendo que tinha total liberdade para descair para as alas. Este número "7" é um autêntico sósia de Ezequiel Lavezzi, o avançado do Nápoles. Joga com o mesmo número, fisicamente é muito parecido (até no estilo de correr) e até o corte de cabelo é igual. Mais importante que tudo isso, este jovem jogador é crack, disso não tenho a menor dúvida.
Diria que houve Salvio a mais para selecção argentina a menos.

JUAN ANGEL NEIRA (19 anos, Gimnasia): Avançado. Começou o campeonato como suplente e acabou-o como titular e uma das unidades mais influentes no ataque. Sendo um avançado, gostei da forma como recuava no terreno e tinha a capacidade para criar e envolver os seus companheiros em acções ofensivas. Um jogador a rever num futuro próximo.

URUGUAI:

- Não sendo particular adepto do Brasil, vi no Uruguai a selecção mais capaz de ombrear com o escrete pelo título. A derrota por 3-2 com os brasileiros deitou tudo a perder. Ainda assim, muito boa a prestação destes jovens uruguaios e em particular do nosso conhecido Urreta que começou como suplente, agarrou o lugar e terminou em grande o campeonato.

TABARÉ VIUDEZ (19 anos, AC Milan): Apesar de muitas vezes suplente utilizado, a verdade é que este jovem número "10" mostrou pinta de crack. Assim de repente, faz-me lembrar Karagounis na forma como trabalha a bola, na sua finta curta mas eficaz e ainda na qualidade de passe. Não foi o jogador que mais me agradou no Uruguai mas mostrou pormenores de grande jogador.

ABEL HERNANDEZ (18 anos, Penarol): Avançado possante, muito rápido e com qualidade técnica. Bom toque de bola e excelente pontapé. Outro jogador que, acredito, vai vingar num futuro próximo.

NICOLÁS LODEIRO (19 anos, Nacional (URU): Que talento tem este Lodeiro. Um pé esquerdo de grande qualidade fazem deste jovem jogador um médio-centro com excelentes atributos técnicos. Além disso, a sua visão de jogo é muito boa. Mais uma jovem promessa.

MAURICIO PEREYRA (18 anos, NACIONAL (URU): Mais um médio centro de grande qualidade. Aliás, o meio-campo do Uruguai revelou-se fortíssimo ao longo da prova - percebi perfeitamente o porquê de Viudez, a principal estrela, ter sido suplente em alguns jogos -. Mais um jogador com capacidade técnica, bastante veloz e bastante útil em termos defensivos (melhor que Lodeiro neste aspecto). Estarei bastante atento a este e outros jogadores uruguaios aquando do Mundial de Sub-20.

Foram estes alguns dos jogadores que mais gostei. Obviamente que dei primazia às equipas com mais potencial. Atenção a este Uruguai que vai dar muito que falar no Mundial de Sub-20. Quanto ao Brasil, mais uma vez, começou mal a prova - vi o primeiro jogo e pensei que os brasileiros iriam ser a grande desilusão da prova - mas o que é certo é que à medida que o campeonato foi decorrendo, as exibições melhoraram e os resultados surgiram com naturalidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

[url=http://firgonbares.net/][img]http://firgonbares.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]animation software to buy, [url=http://firgonbares.net/]used educational software[/url]
[url=http://firgonbares.net/][/url] software prices uk Acrobat 9 Pro Extended
making comics pages in quarkxpress [url=http://firgonbares.net/]college software discounts[/url] educator software discounts
[url=http://firgonbares.net/]cheapest microsoft office software[/url] buy photo shop software
[url=http://firgonbares.net/]photoshop illustrator & indesign version cs3 for mac[/url] college software discount
adobe photoshop cs4 for mac [url=http://firgonbares.net/]where to buy photoshop[/b]