quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Champions: Dia 1



Terminado o primeiro dia dos oitavos-de-final da champions, diria que nenhuma das eliminatórias está decidida. Barcelona, Porto, Manchester e Arsenal têm alguma vantagem mas nada que nos garanta que a passagem está garantida.

Tive a oportunidade de ver em simultâneo dois dos quatro jogos, na circunstância, o Porto e o Manchester. Em ambos, fiquei com a sensação que os forasteiros perderam uma grande oportunidade para arrumar a eliminatória tal foi a superioridade dos mesmos em relação a Atlético e Inter. Não o fizeram - ainda que tenham saído relativamente satisfeitos - e, na minha opinião, vão certamente ter de trabalhar muito para seguirem em frente. É que, na minha perspectiva, assim como o Porto joga melhor fora do que em casa, Atlético de Madrid e (principalmente) o Inter de Milão preferem actuar fora de portas já que preferem jogar em contra-ataque buscando espaços que muitas vezes na condição de visitado não encontram.

Olhando para o jogo de Madrid, confesso que não fiquei surpreendido com a superioridade portista. Sim, o Porto é melhor equipa que o Atlético isto apesar de achar que os colchoneros jogam mais do que aquilo que o fizeram no jogo de ontem. Provavelmente vão ser eliminados mas estou convencido que vão causar mais problemas no dragão do que aqueles que causaram em casa. Já o Porto, foi igual a si mesmo. Solidário a defender, experiente a gerir os momentos do jogo, confiante e disciplinado mesmo na condição de derrotado e... atrevido, positivamente atrevido com três setas apontadas à baliza de Léo Franco, contando também com a arte e inteligência de um Lucho González longe do seu melhor nível mas, ainda assim, bem melhor do que nos últimos tempos.

Mas, para melhor falarmos do bom jogo do Porto, teremos necessariamente de destacar Hulk. É impressionante este jogador. Se muitos na Europa ainda não o conheciam, certamente que o ficaram a conhecer. Uma potência física tremenda aliada a uma capacidade técnica de grande calibre. É Hulk, um fantástico jogador que, seguramente, não vai ficar muito tempo em Portugal.
Destaque também para Lisandro Lopez que, mesmo falhando alguns golos que não costuma falhar - a isso também se deve o facto de não estar a passar pelo seu melhor momento de forma -, mostrou mais uma vez o seu potencial e ajudou com os seus dois golos a equipa.

No jogo de Itália, admito que não consegui torcer totalmente pelo "meu" Manchester United isto porque do outro lado estava o também "meu" Inter de Milão. Por um lado gostava que o United passasse porque desejo muito ver uma final entre os meus favoritos Manchester e Barcelona. Contudo, apesar de não apreciar o futebol inteirista, habituei-me a gostar do Inter de Milão e, a isso tudo, também pesa o facto de querer ver novamente José Mourinho a "fazer carreira" na Champions. Não sei, estou muito dividido e, como tal, ficarei satisfeito com qualquer que seja o desfecho.
Atenção, esta eliminatória não está decidida. O Inter é forte fora de casa e se marca um golo antes do adversário é um problema.

Nos outros dois jogos, o Barcelona fez o seu papel e vai certamente seguir em frente. Quanto ao Arsenal - Roma, não sei nem me interessa quem vai passar. São duas equipas que nunca me disseram muito.

Sem comentários: