sexta-feira, fevereiro 20, 2009

DERBY



Contrariamente ao que perspectivava para o encontro do Benfica no dragão, creio que, desta vez, o conjunto "encarnado" tem mais hipóteses (na teoria) de triunfar. Sim, estamos a falar de um derby e, desde logo, o resultado é completamente imprevisível, independentemente de quem joga em casa e fora. Contudo, parece-me que, nesta altura, o Benfica está por cima do Sporting e em vários níveis. Ainda antes de fundamentar a minha opinião, o leitor poderá pensar que me estou a esquecer do facto de que, efectivamente, quem está pior ou abaixo na tabela classificativa, normalmente ganha. Não, não me esqueço disso. Mas eu também não estou a afirmar que o Benfica vai garantidamente vencer o derby. Seria ridículo pensar tal coisa. Como digo, estou a falar meramente num plano teórico e, desta feita, me parece que Quique Flores poderá ter mais a ganhar do que Paulo Bento.

Ora então, cimentando o meu ponto de vista, vamos por pontos:

1. Na minha opinião, o Benfica tem melhor equipa e melhores jogadores que o Sporting. Uma vez que o Sporting vai certamente ter mais iniciativa, o contra-ataque do Benfica apoiando-se precisamente nessas individualidades, poderá ser decisivo;

2. A confiança que a tabela transmite. O facto do Benfica estar com três pontos de avanço sobre o seu rival e, consequentemente, menos pressionado a ganhar - a isso junta-se o facto de jogar fora de casa - pode ser uma vantagem;

3. A recente experiência do dragão. No primeiro grande teste de 2009, Quique Flores e os seus pupilos não falharam. A equipa ganhou assim mais confiança para encarar jogos deste grau de dificuldade;

4. Continuando na linha da pressão, o Sporting tem três jogos que vão ter muita influência para o que resta de temporada: Benfica, Bayern e Porto. Acredito que o medo de falhar possa instalar-se na mente dos jogadores leoninos. O primeiro golo do jogo, a ser do Benfica, poderá ter uma importância vital neste capítulo.
Não esquecer também que o Benfica não tem de se preocupar com os jogos europeus.

5. As bolas paradas. O Benfica é fortíssimo neste capítulo e o Sporting é uma equipa com muitas dificuldades neste aspecto. David Luiz, Yebda, Katsouranis, Luisão, Sidnei e Suazo... é muita gente para segurar. Também neste aspecto a balança poderá pender a favor dos "encarnados".

Obviamente que há outros pontos em que facilmente encontramos vantagens para o Sporting (basta dizer que Liedson vai estar em campo e que tem uma franca aptidão para marcar golos ao rival) mas, é como digo, estou com um feeling que vai dar Benfica. Ainda assim, atrevo-me a dizer que vai ser um jogo em que ambas as equipas vão querer ganhar e nenhuma delas quererá perder. Que assim seja porque, se assim for, quem ganha somos nós!

1 comentário:

Anónimo disse...

Racionalmente és capaz de ter razão. Mas o futebol é tudo menos racional...

Acredito que o Sporting vai ganhar o campeonato e quando o faz é sempre da forma mais dificil. Por isso é que falhámos a liderança nas últimas jornadas. Gostamos de complicar as coisas.

Há 2 ou 3 anos, quando o Tello pos o Sporting a 9 pontos do primeor lugar com um livre directo exemplarmente marcado no Dragão, ficámos a apenas 1 ponto. Este anos acho que chegamos em primeiro.

O que tenho mais medo é que o Benquerença 'arranje' um empate para beneficiar o padrinho!

Pedro