quarta-feira, fevereiro 25, 2009

EM ANÁLISE: Sporting - Bayern



Sporting 0-5 Bayern (Luca Toni (2), Klose, Ribery (2))

NOTAS AO INTERVALO:

Ponto prévio. Não consigo compreender como é que Vukcevic ficou sentado no banco de suplentes isto num jogo desta dimensão. Se foi por opção técnica, não posso concordar; se foi para poupar o montenegrino para o jogo de sábado, também não posso aceitar que um jogador que tenha menos jogos nas pernas que um qualquer companheiro, seja preterido; se porventura esta opção reside no facto do Bayern ter laterais muito ofensivos - que levou Paulo Bento a ser mais conservador, utilizando Moutinho e Izmailov como interiores -, então era simples: colocava Vukcevic a "10" no lugar do sempre apagado Romagnoli.
Segundo ponto. Custa-me a perceber como é que num jogo deste cariz o Sporting não tem casa cheia (nem lá perto). A desculpa da crise ou de ser um jogo durante a semana, para mim, não cola.
Terceiro ponto. A infantilidade de Anderson Polga no primeiro golo do Bayern. É verdade que tudo começa num mau passe de Derlei mas depois é Polga o responsável pela má abordagem defensiva do lance. Incrível como Ribery está "1 para 1" com Tonel e é Polga que aparece não só para atrapalhar o seu companheiro como também para deixar completamente solto Luca Toni à direita. Ribery preferiu a jogada individual - e deu-se bem ou não fosse ele um tremendo jogador - mas poderia também ter oferecido o golo ao italiano. Pela segunda vez consecutiva, Polga volta a sair mal na fotografia.

Resumo:

Obviamente que a diferença entre estas duas equipas não é esta. O que é certo é que o descalabro foi total e a muito se deve ao valor e exibição do adversário. Primeiro que tudo, há que dar mérito a quem o teve e o Bayern mostrou o porquê de ser uma grande equipa e, se calhar, candidato ao título nesta prova.
Três aspectos que me pareceram determinantes para este inesperado desfecho: o desgaste físico (e emocional com o avolumar do resultado) dos jogadores do Sporting; o "à vontade" com que Franck Ribery passeou pelo Estádio de Alvalade - é certo que o jogo já estava praticamente resolvido mas colocar Pereirinha (um jogador que ataca melhor do que defende) a marcar o francês (e mais Lahm) foi algo que não percebi; por último, a baixa estatura dos jogadores do Sporting perante um adversário muito forte nesse capítulo. O Benfica não conseguiu tirar partido desse factor mas o Bayern, como grande equipa que é, explorou-o no limite. Luca Toni e Klose ganharam praticamente todos os lances aéreos. Numa competição destas, não se pode jogar com uma equipa tão baixa. Estes e outros aspectos pagam-se bastante caro.

Naturalmente que a eliminatória está arrumada. Nem o mais optimista adepto bávaro esperava este desfecho. Ficou mais uma vez provado que, gostemos ou não, apenas o FC Porto tem expressão europeia. Neste particular, Benfica e Sporting estão bastante distantes do seu rival.

PS: Já o pensava há muito tempo e hoje ainda fiquei com mais certezas sobre este assunto: Ribery está, seguramente, no TOP 10 dos melhores jogadores do Mundo.


1 comentário:

Anónimo disse...

É preciso é ter fair play...
lol...

http://www.youtube.com/watch?v=Pro7ZY-Xab8&eurl=http://www.tec-samsung.com/asc/index.php?showtopic=155&feature=player_embedded