quinta-feira, fevereiro 05, 2009

TAÇA DA LIGA


Não tive a oportunidade de assistir aos dois jogos da meia-final da Taça da Liga. Desde já também digo que não é uma competição que me interesse muito ainda que me venham com a conversa de que se há um título em disputa, então é para se jogar com seriedade e, com efeito, para ganhar. Ainda assim, não desejo mal ao meu clube e obviamente que fico satisfeito se o mesmo ganhar a competição.

Sporting e Benfica são os finalistas. Diria até que foram os mais regulares nesta competição. O FC Porto foi apurado in extremis ao passo que o Guimarães chegou a esta meia-final beneficiando de uma incrível conjugação de resultados a seu favor. Já os de Lisboa, quase sempre com uma equipa próxima da ideal, foram fazendo o seu trabalho e chegam ao Algarve com a ambição de conquistar este troféu.
Correndo o risco de estar enganado - e espero estar -, estou convencido que esta final vai definir quem, dos dois, vai ganhar algum título esta temporada. Como digo, espero estar equivocado mas, olhando para os três "grandes" nesta altura da época, percebe-se claramente que o FC Porto está uns furos bem acima de toda a concorrência. Mais, sinceramente, o futebol de Benfica e Sporting está longe de me entusiasmar. Falando na qualidade de amante da modalidade, é diferente ver um jogo onde o Porto esteja em acção e ver um outro com o Sporting ou o Benfica. No Porto vê-se velocidade, transições rápidas, qualidade de passe, simplicidade de processos e jogadores com capacidade para fazer a diferença. No Sporting vê-se Liedson e agora Vukcevic mas pouco mais; no Benfica nem é bom falar. Me desculpem a sinceridade mas é aquilo que penso nesta altura.

Apesar de ver um Porto num patamar acima, fiquei satisfeito por ver uma final entre Benfica e Sporting. Para além de ser um derby apaixonante, seria mau para o espectáculo ver uma final com uma equipa recheada de reservas. Atenção, não critico Jesualdo Ferreira pela decisão que tomou. Recordo-me nos tempos em que Trapattoni liderava o Benfica que pura e simplesmente abdicou da Taça Uefa para apostar tudo no campeonato. Com tantos jogos e tantos compromissos, há decisões que, por muito que custem aos adeptos, têm de ser tomadas. O treinador do Porto não abdicou da Taça da Liga. Simplesmente quis estabelecer prioridades e, numa perspectiva futura, começar a "sentir o pulso" a jogadores formados no clube e a atletas com menos espaço na equipa. É certo que correu mal em termos desportivos mas ao nível do espírito de grupo, certamente que o plantel do Porto saíu com mais força.

4 comentários:

Anónimo disse...

Permite-me discordar de parte da tua opinião, o que acho que é a primeira vez.

Com a Liga Sagres reduzida a 16 equipas, há apenas 30 jogos por época, o que se adicionarmos mais 10 da taça de Portugal e competições europeias constatamos que, comparando com outros campeonatos, temos um numero reduzido de jogos em cada época.

Não são os jogos adicionais da taça da liga que vêm sobrecarregar as equipas. Não acredito que jogadores com qualidade para jogar nos trÊs grandes não consigam fazer um jogo à quarta e outro ao domingo duas vezes por mês. Ainda por cima quando o formato da competição permite perfeitamente rodar jogadores sem por em causa o sucesso na competição, nomeadamente na fase de grupos.


Mais, eu não gostava nada de ver a minha equipa entrar em campo num jogo oficial e levar quatro, nem que fosse com os juniores! Têm que entrar sempre para ganhar.

O que vão dizer os adeptos do Porto se o Benfica for lá ganhar?

Pedro

Unknown disse...

Pedro, compreendo perfeitamente a tua opinião. De facto, comparado com os outros campeonatos, há muito menos jogos ao longo de uma temporada. Também ninguém gosta de perder e muito menos de goleada perante um rival. A questão é que o Jesualdo aproveitou esta competição para ver juniores e dar minutos a jogadores menos utilizados. Recordo-te por exemplo que Arséne Wenger faz o mesmo em Inglaterra e já ganhou um título com uma equipa recheada de miudos.
Obviamente que correu mal esta audácia do professor. Mas foi coerente do principio ao fim e transmitiu a todo o plantel que qualquer elemento que esteja em campo, seja em Alvalade ou na Pelariga, é para ganhar, mostrando assim confiança em todos os atletas, incluindo juniores.

PS: Perdeu 4-1 com os reservas mas também podia ter perdido com os titulares. É futebol!

Anónimo disse...

Desculpa lá mas este teu Post devia ser goleado aí por uns 4-1, vá... É inaceitável que um clube como o porto jogue com a equipa que jogou! Substituir integralmente um onze é uma irresponsabilidade tremenda a vários níveis,

1 - Não há quaisquer rotinas de jogo entre estes jogadores em termos competitivos.

2 - Foram jogar contra o sporting e não contra o União de lamas.

3 - A forma de moralizar jogadores menos rodados não é certamente em jogo "grande" a serem goleados ( Não faço a mínima ideia do que queres dizer com "...correu mal em termos desportivos mas ao nível do espírito de grupo, certamente que o plantel do Porto saiu com mais força".

4 - Esta opção deve-se ou por falta de respeito pelo sporting, ou por falta de respeito pela competição em causa!

5 - O problema grave no meio desta discussão é que por subestimar o Sporting ou por desinteresse por esta competição, a falta de respeito pelos adeptos ( que são a base/suporte de qualquer clube ) é gritante. Eu como adepto não posso tolerar que me desloque a um estádio, pague mais 20/30/40/50... euros por um bilhete e assista a uma situação destas! Já chega as vezes que temos que "desculpar" os "titulares" por certas exibições... gestão de plantel é feita progressivamente ao longo dum determinado período de tempo, isto não tem explicação! gostava de saber como é que noutros países com planteis igualmente numerosos fazem mais 20 jogos por época do que nós?! devem ser só Moutinhos...

Unknown disse...

Octávio, vou também por pontos:

1. O Porto não faltou ao respeito ao Sporting já que nesta Taça da Liga jogou sempre com os mesmos jogadores, independentemente do adversário;

2. Grande parte das equipas que fazem mais vinte jogos que nós, aproveitam as taças para rodar quase na totalidade o onze (Manchester ou Arsenal são disso exemplo)

3. Quando digo que o plantel do Porto sai com mais força, quero transmitir que há derrotas que mexem com o orgulho. Esta é uma delas. Além disso, serve também para mostrar aos jogadores menos utilizados que têm de trabalhar ainda mais para jogar na equipa titular do Porto.

4. Admito e aceito totalmente o desinteresse do Porto por esta competição. As receitas e o prémio final não são aliciantes e, assim sendo, aceito que o Jesualdo concentre os seus melhores jogadores para as mais importantes competições;

5. Por último, acho precisamente o contrário daquilo que referes no ponto 3. É precisamente em jogos desta grandeza que se estimula jovens jogadores e até atletas menos utilizados.

Cumprimentos!