sexta-feira, outubro 08, 2010

ESTREIA VITORIOSA




Boa estreia de Paulo Bento ao serviço da selecção nacional. Sabido que era a importância de vencer, Portugal não só conseguiu o objectivo principal como também conciliou ao triunfo a exibição. Segurança defensiva, boa circulação de bola e muita mobilidade e criatividade na frente da ataque foram os pontos chaves para a vitória.
É curioso que Paulo Bento jogou exactamente da forma como eu jogaria (a semana passada apresentei o meu "11" para este jogo e foi precisamente aquele em que Bento apostou). No meu entender, demonstra estudo e atenção aos momentos de forma de certos atletas. Paulo Bento é mesmo assim, não olha a nomes e faz do rigor, da disciplina e da coerência as suas principais armas. Até prova em contrário, diria que é o treinador certo para levar Portugal ao sucesso.

Relativamente aos destaques, Nani foi a grande figura - está num formidável momento de forma - mas há muitos jogadores a sair deste jogo com nota elevada. Referência para o partidazo de João Moutinho. Este é aquele grande médio que eu aprendi a gostar. Seguro a defender, inteligente em definir os momentos ofensivos, enfim, em forma e com a cabeça limpa, diria que tem tudo para se afirmar no meio-campo da selecção.
Grande jogo também de Cristiano Ronaldo, em particular na segunda-parte. Contrariamente a certos portugueses, sou incapaz de apontar o dedo ou assobiar este magnífico jogador. Hoje ficou mais uma vez demonstrado todo o seu valor.
No resto, a defesa esteve bem - João Pereira estreou-se de forma discreta mas não comprometeu e, sempre que pôde, tentou auxiliar o ataque -, Meireles bem na função de "6", Carlos Martins importante na circulação de bola mas pouco influente nas acções ofensivas e Hugo Almeida, como sempre, muito esforçado e disponível para ajudar.
Para a semana jogamos com a Islândia num jogo em que, estou convencido, iremos demonstrar mais uma vez que somos, de longe, a melhor selecção deste grupo.

Sem comentários: