sexta-feira, outubro 01, 2010

Porto e Sporting em grande na Liga Europa






CSKA SOFIA 0-1 PORTO (Falcao)

Por muito que isto custe a muita gente, é inegável: neste momento, o Porto é a melhor equipa portuguesa, é a mais forte candidata ao título nacional, tem o plantel mais equilibrado já que tem dois jogadores de grande qualidade para qualquer posição e, como também já o provou na Europa, tem uma palavra a dizer nesta edição da "euroliga". Estou absolutamente maravilhado com a qualidade desta equipa e com a quantidade de soluções que Villas Boas tem ao seu dispor. Feliz o treinador que se dá ao luxo de deixar fora do onze jogadores como Walter, Rúben Micael, Castro, Ukra, Mariano, Varela, Guarin, entre tantos outros.

Muito se têm queixado os grandes de Lisboa pela distância pontual a que se encontram do Porto. Pois bem, na minha opinião, mais do que tentar recuperar pontos, o importante é não ver alargada ainda mais a distância pontual até Dezembro. Não esquecer que Benfica e Sporting ainda terão de jogar contra o Porto. Qualquer coisa que seja superior à dezena de pontos de diferença no mercado de Inverno será, na minha opinião, o adeus definitivo ao título por parte dos rivais portistas. Naturalmente que o ideal seria reduzir a diferença pontual existente mas chegar a Dezembro com uma diferença na casa dos 8 ou 9 pontos e ter a possibilidade (no que diz respeito a Benfica e Sporting) de reforçar o plantel (é evidente que há lugares em ambos os clubes que precisam de ser retocados) era um factor essencial para dar mais equilibrio ao campeonato. Veremos o que as próximas jornadas nos dizem, nomeadamente os confrontos directos entre os grandes do nosso futebol.

Voltando ao jogo da Uefa, o Porto ganhou pela mínima mas podia ter conseguido um resultado mais robusto. Hulk está em grande forma - sempre o disse e volto a defender que é jogador para as melhores equipas europeias -, Falcao voltou a resolver, Moutinho está enorme no meio-campo apesar de continuar com o problema de sempre - não faz golos e isso faz a diferença entre um bom e um enorme médio -, Belluschi está diferente para melhor em relação à época passada e depois há Álvaro Pereira que, na minha opinião, é o melhor lateral esquerdo a jogar em Portugal. Está, portanto, muito bem esta equipa do Porto sendo que Villas Boas dispõe de uma equipa "B" que daria cartas contra quase todas as nossas equipas portuguesas. Reparem:

- Beto, Sapunaru, Sereno, Maicon, Emídio Rafael; Souza, Rúben Micael, Guarin/Castro; Mariano Gonzalez/Ukra, Cristian Rodriguez/James Rodriguez, Walter.

SPORTING 5-0 LEVSKI (Carriço, Maniche, Salomão, Postiga, Matias)

Porventura o melhor jogo da temporada do Sporting. Seria fácil atribuir este resultado e esta exibição à falta de qualidade do adversário mas prefiro não ir por aí até porque é sempre difícil alcançar este tipo de resultados nesta fase da Liga Europa. Se tivermos também em linha de conta o actual estado da equipa leonina, mais ênfase merece esta goleada.

Paulo Sérgio optou pelo 4x4x2 clássico e, com isso, a equipa ganhou "asas". Vukcevic e Salomão estiveram muito bem nas alas mas o seu rendimento foi bom em virtude das muitas ajudas que sofreram dos laterais. Foi por aí que o Sporting conseguiu desbloquear este adversário que defendeu sempre com muitas unidades mas nem sempre da melhor forma.
Muito se fala sobre Salomão e sobre a importância que este teria se fosse mais vezes titular. Se querem saber a minha opinião, ainda acho que é cedo considerar Salomão como uma unidade chave neste Sporting. Em primeiro lugar porque para o seu lugar há Jaime Valdés, um jogador que aprecio particularmente e que sei que, em forma, é capaz de coisas muito bonitas. Depois, porque apesar de reconhecer talento e velocidade a Salomão, acho-o ainda muito "verde" e com pouca maturidade sob ponto de vista táctico. Por conseguinte, acho-o um jogador interessante e com potencial mas, contrariamente ao que ouço por aí, ainda o acho muito longe de ser um prodígio.
Hélder Postiga terá feito a melhor exibição com a camisola do Sporting. Diria mais, terá sido o melhor jogo que já lhe vi fazer em campos portugueses. É este o verdadeiro valor de Postiga? Sinceramente, ao contrário do pai dele (Scolari), não acredito neste jogador.
Gostei de ver Zapater no meio-campo (raça e qualidade de passe são as suas principais características) mas, enquanto não há Mendes, defendo André Santos como o dono desse lugar. De resto, uma nota para Carriço que não sabe errar (merece uma chamada de Paulo Bento à selecção) e para Matias que, mesmo ainda não conseguindo mostrar-se presente a tempo inteiro, a espaços demonstra toda a sua qualidade e potencial.

Sem comentários: