sexta-feira, outubro 01, 2010

Rápidas sobre Paulo Bento e a sua convocatória



Ainda nada tinha escrito sobre a escolha de Paulo Bento para seleccionador nacional. Pois bem, estou absolutamente de acordo. Não olha a nomes, tem as suas próprias convicções, percebe de bola, tem experiência como jogador e como treinador ao mais alto nível, portanto, tem todas as condições para fazer um bom trabalho.

Sobre o sistema de jogo que vai utilizar, a ver pela chamada de quatro avançados (se contarmos com Ronaldo), é presumível que vá apostar no losango. Sinceramente não faço ideia mas não é algo que me cause impressão. Portugal tem jogadores para jogar em losango ou em 4x3x3. Pessoalmente acho que a equipa ganharia mais em jogar com 2 alas e um único avançado mas tenho a certeza que em muitos jogos o losango é/será/seria a melhor opção.

Em relação à convocatória, temos Paulo Machado, Carlos Martins, João Pereira e Postiga como as principais novidades. Sobre Machado, confesso que não o vejo jogar com regularidade mas sei que tem marcado alguns golos pelo Toulouse. Tem meia-distância e é inteligente a distribuir jogo. Poderá ser uma boa chamada, muito embora preferisse, por exemplo, Manuel Fernandes.
Quanto a Martins, concordo plenamente. Aliás, se fossemos a olhar a momentos de forma, Martins e Moutinho teriam nesta altura vantagem em relação a Tiago e Meireles que estão muito longe do seu verdadeiro valor, em virtude da falta de pré-época.
Olhando para os sportinguistas João Pereira e Postiga, devo confessar, desde já, que não sou apreciador de ambos. Pereira evoluiu qualquer coisa desde que saíu do Benfica mas está muito longe de ser um lateral de eleição (isto apesar de lhe reconhecer mais valor como defesa do que aquele que lhe via como médio ala). Ainda assim, acho que merece esta chamada até porque Bosingwa e Amorim estão lesionados, Miguel "morreu" para o futebol e Paulo Ferreira tem tanto de lateral como eu de vendedor de cosméticos. Relativamente a Postiga, só é aceitável a sua convocatória pelo facto de Bento ter chamado três pontas-de-lança. Ora, Hugo Almeida e Liedson são, claramente, as primeiras opções, e, se tivermos de nomear o terceiro melhor ponta-de-lança português, é difícil escolher entre Edinho, Nuno Gomes, Postiga ou Makukula. Entre este autêntico "haraquiri", qualquer que fosse a escolha me deixaria indiferente. Sabendo de antemão que qualquer destes escolhidos não será primeira escolha, a minha satisfação é, obviamente, maior.

Quanto ao onze titular, deixo-vos dois: o meu (e olhando a momentos de forma) e o de Bento.

O meu onze: Eduardo, João Pereira, Pepe, Carvalho, Coentrão, Meireles, Moutinho, Martins; Nani, Ronaldo, Hugo Almeida.

O onze de Bento: Eduardo, João Pereira, Carvalho, Alves, Coentrão, Pepe, Meireles, Moutinho, Nani (na esquerda do losango como o utilizava no Sporting); Ronaldo e Hugo Almeida.

Cá estaremos para ver. Qualquer que seja o onze terá o meu apoio e confiança. Acredito plenamente nesta equipa, nestes jogadores e neste seleccionador. Força Portugal!

3 comentários:

Anónimo disse...

Este é o tipo de comentário sem teor nem percepção do que realmente é jogar futebol.
Podes juntar te a qualquer gato fedorento pois a tua qalidade é identica

Nelson Soares disse...

Desde já digo que o Sr. Rocha provavelmente não vai responder ao cromo que fez o comentário anterior por este estar em anónimo!......Mas eu respondo!
É de muito mau gosto vir para aqui fazer comentários em anónimo, ainda por cima criticar quem realmente percebe alguma coisa de futebol.
Ora está visto que o único fedorento aqui foi o remelas do comentário anónimo!
Em relação aos comentários do Rocha é verdade que a QALIDADE não é a melhor, mas são de uma QUALIDADE superior.

Unknown disse...

Nélson, agradeço a "defesa" mas não era necessário. As pessoas são livres de expressar as suas opiniões e, mediantes as mesmas, logo decido se as aceito ou se, simplesmente, as devo ignorar. Quando são escritas em anónimo e sem o mínimo de fundamento, nem vale a pena responder.

O prazer que tenho em escrever e em dar a minha opinião sobre o desporto que tanto gosto supera todos esses mini-problemas que possam surgir. O saber que há muita gente amiga por trás que gosta do que eu escrevo (concordando ou não) já me deixa satisfeito.

Obrigado na mesma pelo comentário. Grande abraço!