quarta-feira, dezembro 05, 2012

05-04-2006






A minha primeira aventura europeia e logo frente à minha equipa estrangeira favorita. 

Hoje, 6 anos e uns pauzinhos volvidos, regressamos a Camp Nou com a mesma necessidade de alcançar um resultado positivo frente à mais forte equipa do planeta. O sentimento que paira na minha cabeça é precisamente o mesmo que tinha naquela altura: receio de ser goleado e pessimista quanto ao desfecho final. Naquele jogo, e com uma equipa francamente inferior à de hoje, demos algum trabalho e até chegámos a sonhar com um empate a uma bola que nos daria a passagem às meias-finais da champions. Eto'o, mais tarde, encarregou-se de matar o jogo.
Hoje, não só teremos pela frente os melhores do Mundo como os melhores de sempre. A tarefa é, pois então, ainda mais complicada.  Mas também é verdade que hoje não temos Morettos nem Betos. Com efeito, há sempre aquela esperança que algo mágico aconteça. Como aconteceu em Anfield Road, por exemplo. Já vi o Barça dar oito (8) ao Osasuna em casa mas também já os vi perderem no seu reduto frente ao Hércules ou contra o Rubin Kazan. É futebol e, como se costuma dizer, não há derrotados antes dos jogos começarem.

Resta-me desejar boa sorte ao meu Benfica. Bem vai precisar. Em caso de caída à Liga Europa, "no pasa nada". Restará aos jogadores encarnados levantarem a cabeça e pensarem no derby como a solução ideal para levantar a moral depois de um resultado negativo. E esse sim, quer queiramos quer não, é o nosso verdadeiro campeonato.

2 comentários:

EDUARDO MARQUES disse...

Tenho a alma invadida de saudade... Que dia! Parece que foi ontem que arrancámos os dois para a Cidade Condal. Momentos fantásticos, absolutamente inolvidáveis, que jamais a memória apagará. Apesar da eliminação, saímos de cabeça erguida. Honrámos o histórico emblema e a mítica camisola. Não se tratou de uma derrota já que, para mim, o Benfica nunca perde. Às vezes não ganha. E se o Simãozinho tem feito aquele golo aos 77 minutos, quando o resultado ainda estava 1-0 a favor do Barcelona?... E que dizer do penalty defendido por Moretto, a remate do seu compatriota Ronaldinho Gaúcho?... Lances que não esquecerei. Mas fomos dignos. Muito dignos. E é precisamente isso que eu peço hoje aos rapazes. Dignidade. O resto virá por acréscimo. A continuidade na Liga dos Campeões é uma tarefa árdua, de um grau de dificuldade extremamente elevado, mas não é impossível. Assim, e mesmo sendo mais reduzida do que o habitual, mantenho a minha réstia de esperança. E recordo, com saudade, infindáveis tardes e noites de glória que vivi e vivemos juntos, a sofrer pelo nosso Benfica. Hoje não estaremos lá, mas serão 2000 os bravos que tudo farão para empurrar a equipa para uma noite épica. E deixo-te aqui a promessa, meu querido primo: se algo de absolutamente histórico acontecer hoje em Barcelona, vou, também em tua memória, fazer o mesmo que fizemos quando vencemos em Liverpool: receber os rapazes à chegada a Lisboa. Que os deuses estejam connosco e nos proporcionem um dia para guardar para a eternidade. Um forte e GLORIOSO abraço, meu menino!

Unknown disse...

Clap, clap.

Um abraço!!