terça-feira, dezembro 04, 2012

MISÉRIA


Vi com atenção o PSG - Porto. Bom jogo, diga-se. Equilibrado e com um frango a desequilibrar a balança para o lado francês. Pese o empate se aceitar, também fica bem esta vitória ao Paris já que foi superior em mais momentos do jogo e teve mais e melhores oportunidades de golo - se bem que o Porto também as teve -.

Jogou pouco tempo mas devo dizer que aqueles pezinhos do Verratti são qualquer coisa de extraordinário. Se tivesse que fazer futurologia, diria que está aqui o sucessor do Pirlo. Bem também os extremos, Lavezzi e Menez, sendo que o francês esteve particularmente inspirado. Uma nota também para Chantôme, um jovem que perdeu espaço esta época mas que também tem muita qualidade - uma espécie de Moutinho francês, salve as devidas distâncias -.

Por parte do Porto, James esteve irrequieto como sempre, Lucho pautou o jogo enquanto teve pernas e Jackson foi sempre uma dor de cabeça para os centrais. Bem também a linha defensiva, nomeadamente Otamendi (em grande momento de forma) e Alexsandro que cumpriu na difícil marcação a Lavezzi.

Mas o título deste post não diz respeito ao jogo jogado, por assim dizer. Apelidei de miséria a vergonha que foi a transmissão da TVI. Que gritante falta de qualidade. É uma pena que, na modalidade mais famosa de Portugal, as televisões não apostem em jornalistas e comentadores ao nível da importância que esse desporto merece. É uma vergonha ouvir jornalistas falarem de Maxwell quando o lateral do outro lado está a centrar uma bola, é incrível como se confunde Jackson Martinez com Otamendi, é lamentável quando, sistematicamente, se trocam nomes, baralhando completamente quem está do outro lado da televisão. A juntar a isto, um "discurso" monocórdico, sem a mínima dinâmica e com um vocabulário futebolístico muito rudimentar.

Hoje foi a TVI mas a Sporttv também deve estar atenta a esta situação. Está melhor é certo mas ainda figura por lá muita e boa gente com falta de bases e de qualificações para exercer tais posições. Felizmente que Litos e Diamantinos, só para dar um exemplo, se encontram empregados. Já agora, alguém arranja um lugarzinho ao Tulipa?

Sem comentários: